Detalhes tão pequenos de nós dois

Detalhes tão pequenos de nós dois



sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Planejamento para Educação Infantil

Minhas queridas coordenadoras de Educação Infantil
Estou postando um exemplo de planejamento para Educação Infantil.
Sucesso em 2010, a Educação precisa de vocês.

                     Abraços da Elaine



Maternal – Profª Maristela/Maria do Carmo







I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Falar e Escutar


- Fonemas de A a E.


1 – Usa a linguagem oral nas conversas e relatos de suas vivências.


2 – Reconhecimento do próprio nome.


3 – Realiza pseudo-leitura na identificação do próprio nome.


4 – Práticas de Escrita. 3 – Participa de situações cotidianas nas quais o educador utiliza a escrita de maneira contextualizada.


5 – Práticas de Leitura. 4 – Participa de diferentes situações de leituras de gêneros propostos pelos adultos como contos, poemas, canções etc..






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1- Falar e Escutar 1 – Expressa desejos vontades, necessidades e sentimentos nas diversas


situações de interação presentes no cotidiano utilizando a oralidade.


2 – Prática de escrita 2 – Expressa suas idéias através de desenho.


3 – Práticas de Leitura – Fonemas de E a J


3 – Reconhece os fonemas estudados no próprio nome.





III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Falar e Escutar 1 – Conhece e participa de jogos verbais como fábulas, parlendas, canções


e lendas.


2 – Prática de Escrita 2 – Participa de situações cotidianas e da rotina escolar.


3 – Prática de Leitura. - Fonemas de J a Q


2 – Conhece os fonemas propostos para ampliação do seu vocabulário.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1- Falar e Escutar 1 – Conhece e participa de jogos verbais, adivinhações, contos clássicos,


canções e fábulas..


2- Práticas de Leitura 2 – Interpreta gravuras de obras de arte.


3 – Fonema R a Z 3 – Conhece os fonemas propostos para ampliação de seu vocabulário.


4 – Prática de Escrita 4 – Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de outros nomes


próprios.






MATEMÁTICA






I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Número e Sistema deNumeração.


2 – Conhece os numerais no contexto diário.


3 – Grandeza e Medidas 2 – Induz as noções de medida de comprimento.


4 – Espaço e forma 3 – Representa posições de pessoas e objetos, utilizando vocabulário


pertinente nos jogos e brincadeiras.






II UNIDADE – (abril/junho)






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Número e Sistema de Numeração.


2 – Utiliza a contagem oral nas brincadeiras, jogos e músicas, junto ao educador e nos diversos contextos do seu cotidiano.


3 – Grandezas e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.


4 – Espaço e Forma 3 – Identifica pontos de referência para situa-se e deslocar-se no espaço.


5 – Introdução à geometria: quadrado, retângulo.


6 – Reconhece as figuras geométricas percebendo e comparando-as ao meio ambiente.


7 – Cores primárias: vermelho,amarelo e azul.


8 – Percebe a harmonização das cores identificando-as no mundo que o cerca.


9 – Conceitos básicos:amargo x salgado; azedo x doce; quente x frio; grosso x fino.


10– Utiliza os conceitos matemáticos aprendidos para comunicar-se e resolver problemas no seu cotidiano.






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Número e Sistema de Numeração.


2 – Constrói as primeiras idéias sobre quantidade.


3 – Grandeza e Medidas 2 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.


4 – Linhas ,retas, curvas e gregas. 3 – Explora noções de medidas de comprimento e tempo por meio da utilização de medidas convencionais e não-convencionais. - Reconhece as diversas representações de linhas.


5 – Espaço e Forma: junto/separado


6 - Representa posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações do seu contexto.


7 – Conceitos básicos: Pequeno x grande; alto x baixo; largo x estreito.


8 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza.


9 – Cores secundárias: branco, preto, verde, laranja, azul-claro e rosa.


10 – Conhece as cores secundárias no meio ambiente.






IV UNIDADE – (setembro/novembro)






CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Número e Sistema de Numeração. - Quantidade


2 – Utiliza- se da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade. - Identifica o número (quantidade).


3 – Introdução à geometria: círculo e triângulo.


4 – Utiliza registros orais e escritos para comunicação diferenciação de formas.


5 – Linhas mistas e sinuosas. 3 – Reconhece linhas mistas e sinuosas. - Identifica figuras geométricas percebendo e comparando-as entre objetos no seu cotidiano.


6 – Cores Secundárias: lilás, marrom, cinza


7 – Identifica cores secundárias no meio ambiente. - Diferencia cores no seu cotidiano.


8 – Conceitos básicos: Gordo x magro; cheio x vazio; amargo x doce; azedo x salgado.


9 – Estabelece comparações entre grandezas da mesma natureza. - amplia progressivamente sua percepção comparando sabores, tamanhos, espessuras e formas variadas.






NATUREZA E SOCIEDADE






I UNIDADE – fevereiro/abril






CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:






1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. A criança, a escola, a família,


casa.


História do nome,


2 – Participa de atividades que envolvem brincadeiras e canções que dizem respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.


- Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição da instituição escolar.


3 – Os lugares e suas paisagens:


4 – Valoriza atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente..


5 – Cooperativismo – Reconhece o valor da cooperação para o bem comum, buscando colaborar


com a organização do ambiente, auxílio dos colegas e professores nas atividades cotidianas.


6 – Datas comemorativas:


- Carnaval.


- Dia Internacional da Mulher


- Dia do Palhaço


- Dia do Circo


- Dia do Índio


7 – Identifica as datas comemorativas como manifestações culturais, reconhecendo sua influência no modo de vida das pessoas.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Objetos e processos de transformação.


2 – Conhece algumas propriedades de objetos. - Cuida dos objetos no uso cotidiano relacionados à segurança e prevenção de acidentes.


3 – Os seres vivos:


- Estudo do corpo


- Grande divisão do corpo


- Evolução humana diferença de gênero.


4 – Percebe a necessidade dos cuidados com o corpo, com a prevenção de acidentes e com a saúde de forma geral.


- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem- estar individual e coletivo.


5 – Meio Ambiente:


- Reciclagem e coleta seletiva


- Espaço e mundo


- Criação do sistema solar.


- Movimento de rotação, erosão e desmatamento.


6 – Percebe a importância da participação individual e coletiva na proteção do meio ambiente.


7 – Datas Comemorativas:


- Dia das Mães


- Dia do Trabalho;


- Dia do Meio Ambiente


- São João


8 – Participa e envolve-se com entusiasmo nos eventos realizados nas datas comemorativas.






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar. (Profissões)


2 – Reconhece os vários tipos e características e importância das profissões.


3 – Meios de Transportes; Semana do trânsito.


4- Identifica os principais meios de transporte e suas utilidades. - Percebe a necessidade de obedecer às leis de trânsito.


5 - Água


- Solo


- Ar


6 - Identifica alguns lugares onde encontramos a água.


- Reconhece os diferentes tipos de solo.


- Percebe a existência do ar e sua importância.


7 – Datas comemorativas


- Dia do Amigo


- Folclore


- Dia do Soldado


8 – Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.


- Dia dos Pais


- Dia do estudante


- Dia da Vovó






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Objetos e processos de transformação.


2 – Conhece algumas propriedades de alimento e plantas.


3 – Seres vivos


- Animais: vertebrados e invertebrados.


- Classificação dos animais vertebrados; domésticos e selvagens; úteis e nocivos.


4 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas.


5 – Meios de Comunicação – Identifica os principais meios de comunicação e sua utilidade.


6 – Datas Comemorativas


- Dia das Crianças


- Dia da Primavera


- Dia da Árvore


- Dia da Consciência Negra


- Natal


7 – Valoriza as festas populares do seu país, participando e identificando-se com seus costumes e tradições.






EDUCAÇÃO FÍSICA










I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Acolhimento. - Exame biométrico (1º semestre)


- Jogos de Apresentação


- Jogos de baixa organização


- Jogos de corridas variadas


- Jogos de linha


- Jogos em círculos


- Jogos de interpretação


2 – Apresenta adaptação ao meio escolar percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço e do outro como ser, na coletividade incluindo coleguinhas, professoras, auxiliares e funcionários.


- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (altura, envergadura e peso), de acordo com OMS.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu seguintes as habilidades:


1 – Atividades de postura e locomoção.


- Diferentes formas de locomoção (sobre formas geométricas).


- Locomoção em superfície íngremes/planas, alta/baixa, larga/estreita.


- Locomoção trabalhando equilíbrio..


2 – Apresenta conhecimento sobre algumas formas geométricas e os diferentes deslocamentos sobre os mesmos nas diferentes formas de andar em superfícies planas/íngremes, larga/estreita, alta/baixa.






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Jogos de percepção e estimulação dos sentidos (paladar, tato, audição, visão e olfato).


2 – Apresentar paladar, audição, tato e visão desenvolvidos, dentro dos limites de sua faixa etária. Capaz de diferenciar sabores, texturas, sons e desejos, respectivamente.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Exame biométrico Exercícios de deslocamento na água para o estilo crawl - natação.


2 – Apresenta adaptação ao meio liquido, bem como deslocamento compatível com sua faixa etária.


- Desenvolve movimentos próprios das habilidades propostas pela natação cem como mecanismos de respiração mai coleta das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.






LÍNGUA INGLESA






Profª Edmari


I UNIDADE – fevereiro/abril






As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança entra em


contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características


individuais.


2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.


- Observa a diferença entre os compartimentos.


3 – Brinquedos (toys) - Brincando (play ing)


4 – Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas. - Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.






II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que desempenham.


- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e limpeza


dos objetos da escola.


2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das


mesmas.


3 – Dia das Mães (Mather’s day) 3 – Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.


4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as


características individuais.






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Animais de estimação (pets)


2 – Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.


- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.


3 – Flores, árvores Nature (Natureza)


4 – Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.


5 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz


contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.






IV UNIDADE – setem bro/novembro


7


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.


2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.


3 – Halloween (Dia das Bruxas)


4 – Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.


5 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz


contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.






MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS


E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.


As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada


criança.






MOVIMENTO






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros


movimentos.


- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade


do próprio corpo.


2- Equilíbrio e Coordenação Motora


2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.


-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.


-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos


pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.






MÚSICA






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração,


intensidade e timbre.


- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.


- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.


2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.


Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção


musical brasileira e de outros povos e país.


Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.






ARTES VISUAIS






O professor verificará se o aluno desenvolveu as


seguintes habilidades:






1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.


- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.


- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.






2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.


- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.


- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.


- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.






VIDA PRÁTICA






O professor verificará se o aluno desenvolveu as


seguintes habilidades:






1- Cuidados com o corpo. (Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia


da criança).


- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.


- Escova os dentes após as refeições.


- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento


(cabelo, uniforme);


- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.


- Calça e tira roupas e sapatos,


- Dá laços e desamarra cadarços.


2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.


- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.


- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.


- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.


- Joga lixo no lixo.


- Preocupa-se com a coleta seletiva.


3- Equilíbrio e movimento de diferentes


utensílios.






- Serve-se sem precisar de ajuda.


-Transporta objetos em bandejas,


-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,


-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o


limite da borda.


- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.










JARDIM I










Fonate: COPEDIN


Língua Portuguesa Profª Roseclair.






Jardim I


I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 –Falar e Escutar - Articulação correta das palavras.


- Relato oral de novidades.


- Reconto oral de histórias, poemas, canções e adivinhas.


– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar


desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.


1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no


cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.


1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.


1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.


2 – Práticas de Leitura


- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções e adivinhas.


– Participa nas situações em que os adultos lêem diferentes gêneros.


2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.


2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer entretenimento.


3 – Práticas de Escrita - Produção de textos coletivos ditados ao professor para diversos fins.


- Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da


escrita.


3.1 – Produz textos coletivos.


3.2 – Reconhece o próprio nome.


3.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.


4 – Coordenação motora (ampla e fina)


– Reconhece e desenvolve seus limites e possibilidades através de jogos


que envolvam coordenação motora, demonstrando equilíbrio e confiança em


si mesmo.


5 – Reconhecimento e escrita do nome.


– Participa de situações cotidianas que envolvam a leitura e escrita do nome.


6 – Letras e fonemas 6 – Identifica a escrita por meio de manuseio de livros, revistas e outros


portadores de textos.


7 – Vogais 7 – Identifica as vogais em situações de leitura e escrita do seu cotidiano.






II UNIDADE – (abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Falar e Escutar


- Articulação correta das palavras.


- Relato oral de novidades.


- Reconto oral de materiais infantis.


1 – Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.


1.1- Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.


1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.


1.3 – Conhece e reproduz oralmente histórias infantis e fatos.


1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.


2 – Práticas de Leitura.


- Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos, canções, adivinhas, poemas.


2 – Participa de situações em que os adultos lêem textos de diferentes


gêneros.


2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.


2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.


3 – Articulação correta das palavras.


- Relato oral.


– Participa de situações em que as crianças lêem, ainda que não o façam de maneira convencional.


- Utiliza a linguagem oral demonstrando ampliação gradativa do


-Reconto oral das histórias infantis. vocabulário.


4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se necessita da escrita.


4.1 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.


4.2 – Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se faz necessário.


4.3 – Tem respeito pela sua produção e pela alheia.


5 – Coordenação motora fina 5 – Manuseia corretamente o lápis.


6 – Letra inicial do seu nome e dos colegas.


6 – Reconhece a letra inicial do seu nome e dos colegas.


7 – Vogais (conteúdo acumulativo)


7 – Reconhece as vogais em situações de uso da leitura e escrita.






III UNIDADE – agosto/setembro










O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Falar e Escutar - Articulação correta das palavras.


- Relato oral de novidades.


- Reconto oral de: histórias, poemas, canções, adivinhas, parlendas, travalínguas, quadrinhas.


– Utiliza linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar


desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.


1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano, elaborando perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos.


1.2 – Participa de situações que envolvem a necessidade de explicar, argumentar idéias e pontos de vistas.


1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.


2 – Práticas de Leitura - Leitura e interpretação oral de textos individuais e coletivos.


- Canções e adivinhas


– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.


2.1 – Observa e manuseia materiais impressos.


2.2 – Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.


3 – Práticas de Escrita.


- Produção de textos coletivos e ditados ao professor para diversos fins.


– Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário a escrita.


3.1 – Produz texto coletivo com ajuda do professor.


4 – Conhece o que dispõe no momento sobre o sistema da escrita em


língua materna.


4 – Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe no momento.


5 – Promoção de situações em que faz-se necessário o reconhecimento de seu próprio nome.


– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.


5.1- Respeita a sua produção e a alheia.


5.2 – Escreve o seu próprio nome. – Apresentação do alfabeto.


– Reconhece as letras do alfabeto em situações de uso da leitura e escrita..


6 – Consoantes (noção) 6 – Identifica as consoantes no seu cotidiano.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades


1 – Falar e escutar - Textos prescritivos (receitas), contos, músicas.


– Utiliza a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos.


1.1 – Relata suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano


1.2 – Participa em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.


1.3 – Conhece e reproduz oralmente jogos verbais.


1.4 – Relata experiências vividas e narra fatos em seqüência temporal e casual.


1.5 – Interpreta oralmente textos prescritivos, contos e músicas infantis.


1.6 – Reconta histórias conhecidas com aproximação das características da


história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos.


2 – Práticas de Leitura


- Canções, adivinhas, poemas.


– Participa nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros.


- Observa e manuseia materiais impressos.


- Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.


3 – Articulação correta das palavras no momento do relato e reconto oral de histórias infantis e


novidades.


– Participa de situações em que crianças lêem, ainda que não o façam de


maneira convencional.


4 – Práticas de Escrita 4 – Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o registro


escrito.


5 – Produção de Textos 5 – Produz textos coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.


6 – Trabalho de indução com noções básicas do Sistema da escrita da língua materna.


(esquerda para direita, de cima para baixo, uso de maiúsculas e minúsculas)


– Pratica a escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que


dispõe no momento.


7-Reconhecimento próprio nome.


– Reconhece o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo.


- Respeita a sua produção e a alheia.


- Escreve seu próprio nome.


- Percebe e reconhece a diferença entre os diversos tipos de letra(cursiva e bastão).


8 – Vogais e consoantes 8 – Trabalho com as letras do alfabeto.


- Reconhece as vogais e consoantes nas palavras em diferentes contextos.










Matemática






I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Números e Sistema de Numeração decimal: contagem oral e visualização de 1 a 3.


– Reconhece e valoriza os números, contagem oral e noções espaciais e temporais como ferramentas necessárias para a resolução de problemas do seu cotidiano.


1. 1 – Utiliza noções simples de cálculo mental.


1.2 – Faz a comunicação de quantidades utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou sem registros não-convencionais.


2 – Grandezas e Medidas: Vocabulário comparativo: alto/baixo; grande/pequeno; maior/menor; subir/descer; aberto/fechado.


– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.


2.1 – Estabelece comparações utilizando as noções matemáticas para resolver problemas no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.


3 – Espaço e Forma: (Introdução à geometria: ponto sobre linha, ponto sobre duas linhas, figuras geométricas, curvas abertas e fechadas).


– Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como


formas, tipos de contornos, bidimensionais, tridimensionais, faces, planos,


lados, etc.


4 – Cores Primárias 4 – Identifica as cores primárias nas paisagens do seu cotidiano os elementos constituintes da língua.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Números e Sistema de Numeração.


– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.


- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com registros convencionais e não convencionais..


- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.


- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor.


2 – Numerais de 1 a 7. 2 – Reconhece e agrupa quantidades de 1 a 7, identificando diferentes representações numéricas através de seu cotidiano.


3 – Grandezas e Medidas:


- Vocabulário comparativo:


- Devagar/depressa


- Áspero/liso


- Amargo/doce


- Em cima/embaixo


- Quente/frio


- Dentro/fora


– Explora o espaço que o cerca localizando e classificando objetos e empregando as noções topológicas básicas.


- Introduz a noção de medida de comprimento, pela utilização de unidades não convencionais.


4 – Espaço e Forma 4 – Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando


vocabulário pertinente a diversas situações nas quais as crianças considerem necessária essa ação.


5 – Figuras geométricas (conteúdo acumulativo)


– Reconhece as figuras geométricas no ambiente que está inserido.


- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.


6 – Cores secundárias – Identifica as cores secundárias no ambiente, percebendo tonalidades.






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Números e Sistema de Numeração.


– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.


- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com ou registros não convencionais.


- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as


crianças reconheçam sua necessidade.


- Identifica a posição de um objeto numa série, explicitando a noção de


sucessor e antecessor.


2 – Numerais de 1 a 9 2 – Reconhece, escreve e agrupa quantidades de 0 a 9, identificando a sua


representação numérica.


- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.


- Compara as escritas numéricas, identificando algumas regularidades.


3 – Grandezas e Medidas


- Vocabulário Comparativo:


- Dia/noite; manhã/tarde; hoje/amanhã; mais leve/mais pesado;


- Vocabulário Comparativo: junto/separado; muito/pouco; grosso/fino.


– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas.


- Introduz as noções de medida, de peso e de tempo, através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.


- Estabelece relações matemáticas discriminando semelhanças e diferenças.


4 – Espaço e Forma


- Vocabulário comparativo:


– Identifica, explica e representa a posição de pessoas e objetos utilizando vocabulário pertinente.


- Para frente/para trás; em cima/em baixo.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Números e Sistema de Numeração. Numerais de 0 a 10.


– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas.


- Faz a comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica com e sem registros convencionais ou não convencionais.


- Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade.


- Identifica a posição de um objeto numa série explicitando a noção de sucessor e antecessor.


- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram.


- Faz a comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.


- Reconhece os numerais de 0 a 10.


2 – Grandezas e Medidas


- Vocabulário comparativo:


- Leve/pesado


- Estreito/largo


– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas da mesma natureza.


3 – Espaço e Forma


- Utilização de vocabulário adequado a determinadas situações com em jogos, brincadeiras...


- Figuras geométricas


– Explica e representa a posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente.


- Faz representações bidimensionais e tridimensionais.


- Explora e identifica propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, faces planas, lados retos, etc...


4 – Sistema Monetário – Identifica as medidas do nosso sistema monetário de troca.






Natureza e Sociedade






I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.


– Identifica alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição.


2 – Minha escola 2 – Conhece a escola (nome, dependências, funcionários, professores.)


3 – Adaptação 3 – Tem prazer e sente-se estimulado em participar.


4 – Identidade da Criança 4 – Percebe-se como indivíduo com características próprias, e ao mesmo


tempo semelhantes a outros que fazem parte do mesmo grupo social.


5 – Eu e minha família 5– Reconhece a família como o primeiro grupo social.


6 - Datas Comemorativas


- Dia Internacional da Mulher


- Páscoa


- Dia do Circo


- Fundação da Cidade do


Salvador


- Cooperativismo


– Identifica a importância da mulher na sociedade.


- Reconhece a importância do Circo.


-Identifica os símbolos da Páscoa, compreendendo seu verdadeiro significado.


- Explora cidade e sua localização no estado a que pertence.


- Contribui para uma ação consciente de seus direitos e deveres na construção da sociedade.


7 – Os lugares e suas paisagens


– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.


8 – Objetos e processos de transformação.


– Participa em atividades que envolvam processos de confecção de


objetos.


9—Seres Vivos


- Eu e meu corpo (evolução, partes, órgãos genitais,


– Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.


- Percebe os cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e saúde, de forma geral. diferenças corporais, higiene, saúde e prevenção de acidentes)


- Valoriza atitudes relacionadas à saúde e ao bem estar individual e coletivo.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.


– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado.


2 - Datas comemorativas:


- Dia do Índio


- Descobrimento do Brasil


- Batalha de Riachuelo


- Identifica os hábitos e costumes do índio brasileiro.


- Importância do Descobrimento do Brasil para nação.


- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e demonstra interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.


- Conhece a importância da Batalha de Riachuelo.


- Reconhece manifestações culturais de um povo.


- Participa de diferentes atividades que dizem respeito às tradições culturais


de sua comunidade e de outras.


3 - Profissões: 3 -Identifica alguns papéis sociais em seus grupos de convívio, dentro e fora


de instituição.


- Identifica os profissionais no ambiente de trabalho.


- Identifica o trabalho como forma de sobrevivência e valorização humana.


4 – Dia do Livro 4 – Conhece a importância do livro para o desenvolvimento do indivíduo.


5 – Os lugares e suas paisagens.


– Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e


demonstrando atitudes de manutenção desses espaços.


6 – Eu e minha casa 6 – Identifica os tipos de habitação e seus diferentes cômodos.


7 – Meio ambiente: Os seres vivos


– Observa a paisagem local (construções, campo, mar).


- Utiliza com ajuda dos adultos (de fotos, relatos e outros registros) para a


observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do ano.


- Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.


8 – Objetos e processos de transformação.


- Erosão, desmatamento, reflorestamento.


- Reciclagem e coleta seletiva.


– Reconhece a importância do meio ambiente no nosso cotidiano.


- Participa de atividades que envolvam processos de confecção de objetos.


- Conhecimentos de algumas propriedades dos objetos produzidos.


9 – Mundo e espaço


- Criação do Sistema Solar


– Percebe o meio Ambiente que o cerca: Planeta/terra/dia/noite/continente/país/estado/cidade/bairro/zona


rural/urbana.


10 –Órgãos dos Sentidos 10 – Conhece as funções principais dos órgãos dos sentidos.


11 - Meios de comunicação:


- computador;


- correios: carta, telegrama;


- televisão;


- jornal;


- revista;


- livro.


– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem reconhecendo-se como parte integrante e atuante deste mundo globalizado (Mundo e espaço)


– Identifica os sistemas de comunicação no seu cotidiano.


- Conhece algumas propriedades e utilidades dos objetos utilizados para transmitir informação e proporcionar a comunicação entre as pessoas. (os que transmitem sons, imagens, sons e imagens, ondas etc.)






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 - Datas Comemorativas


- Vovó


- Papai


- Estudante


- Folclore


- Soldado


- Independência do Brasil


- Árvore


- Primavera


- Trabalha as datas comemorativas, através de atividades lúdicas, salientando a importância da comemoração dos mesmos.


2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.


– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado, respeitando as tradições culturais de sua comunidade e de outros.


3 - - Meio de Transporte


- Trânsito.


- Sinalização.


- Cuidados com o trânsito.


- Identifica os diferentes meios de transporte e suas as utilidades.


4 – Os lugares e suas paisagens.


- Solo, água e mar.


– Conhece a importância dos recursos naturais na vida cotidiana.


- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes de manutenção dos mesmos.


5 – Os seres vivos


- Vegetais (germinação, classificação, partes, horta, pomar e jardim).


- Objetos e processos de transformação.


– Reconhece a importância dos vegetais para a manutenção do equilíbrio ecológico.


- Valoriza a vida nas situações em que impliquem cuidados com as plantas.


- Estabelece algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.


- Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes


épocas e por diferentes grupos sociais.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 - Datas Comemorativas


- Dia da Criança


- Dia do Professor


- Proclamação da República


- Dia da Bandeira


- Natal


– Trabalha as datas comemorativas através de atividades lúdicas,


identificando a importância da comemoração das mesmas.


2- Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar.


– Conhece os modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do


presente e do passado.


- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interessando-se em


conhecer diferentes formas de expressão cultural.


- Participa de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções


que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.


3 – Os lugares e suas paisagens.


- Valoriza e preserva os espaços coletivos e do meio ambiente e as atitudes


de manutenção dos mesmos.


4 - Objetos e processos de transformação.


– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes


grupos sociais.


5 – Os seres vivos 5 – Percebe os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.


- Valoriza as atitudes relacionadas ao bem estar coletivo e individual.


- Valoriza a vida nas situações que implicam cuidados prestados aos animais.


6 – Classificação dos animais vertebrados.


– Diferencia a classificação dos animais vertebrados.


7 – Animais vertebrados e invertebrados.


– Reconhece os animais vertebrados e invertebrados no seu cotidiano.


8 – Animais


- Úteis e nocivos


– Identifica os animais estabelecendo comparações com os demais seres.


9 – Animais domésticos, selvagens.


– Reconhece a diferença entre os animais domésticos e selvagens.






Educação Física






I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 - Jogos de apresentação


- Exame biométrico


- Jogos tradicionais


– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;


- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos números;


- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de um lado e do outro do corpo.


- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.


- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


- Jogos de construção;


- Jogos de formação


- Jogos recreativos prédesportivos.


– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio


ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.


- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;


- Apresenta noções de lateralidade;


- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras


básicas e suas diferentes bolas.


- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


- Jogos motores;


- Jogo dos sabores;


- Jogos recreativos prédesportivos


- Jogos rítmicos


- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.


- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;


- Possuir noção de divisão e localização;


- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;


- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de


diferenciar sabores, textura e som.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


– Exame biométrico;


- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.


- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;


- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.






Língua Inglesa


Profª Edmari






I UNIDADE – setembro/abril






As aulas de Língua Inglesa na Educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais


uma forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança


entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.






CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Meu corpo – Body 1 –Identifica as partes do corpo humano ressaltando as características


individuais.


2 – Minha – House 2 – Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.


- Observa a diferença entre os compartimentos.


3 – Brinquedos (toys)


- Brincando (play ing)


– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades lúdicas.


- Percebe a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Escola – Material escolar 1 –Identifica os cômodos da escola, funcionários e funções que


desempenham.


- Compreende a necessidade de conservar em perfeito estado de uso e


limpeza dos objetos da escola.


2 – Cores 2 – Identifica as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das


mesmas.


3 – Dia das Mães (Mather’s day)


– Estabelece algumas diferenças no relacionamento entre mães e filhos.


4 – Revisão “Corpo” 4 – Identifica as partes do corpo humano ressaltando e respeitando as


características individuais.






III UNIDADE – (agosto/setembro)






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Animais de estimação (pets)


– Percebe se os animais são úteis ou nocivos ao seres humanos.


- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.


2 – Flores, árvores Nature (Natureza)


– Busca atitudes de conservação do espaço onde vive (casa, escola, na rua, no sítio) como forma de respeito ao meio ambiente.


3 – Numeral 3 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz


contagem e relaciona ao número adequado, explicita a noção de sucessor e antecessor.






IV UNIDADE – (setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Partes do rosto (face) 1 – Identifica as partes do rosto nomeando-os de acordo com a sua função.


2 – As letras 2 – Identifica as letras do alfabeto.


3 – Halloween (Dia das Bruxas)


– Percebe que o Halloween é uma tradição inglesa que foi introduzida no Brasil.


4 – Numerais 4 – Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz


contagem e relaciona ao número adequado, explicativa a nação de sucessor e antecessor.






MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS


E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.










As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as


unidades de modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade e respeitando os limites de cada faixa


etária e aptidões de cada criança.






MOVIMENTO






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de


outros movimentos.


- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.


2- Equilíbrio e


Coordenação Motora


-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e


o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam


correr, subir, descer, escorregar, etc.


-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força,


velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.


-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de


materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia


cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os


dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta


papéis,etc.






MÚSICA






O professor verificará se o aluno desenvolveu as


seguintes habilidades:


1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.


- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.


- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.


2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases, partes, elementos que se repetem etc.


Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção


musical brasileira e de outros povos e país.


Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.






ARTES VISUAIS






O professor verificará se o aluno desenvolveu as


seguintes habilidades:


1-Fazer artístico -Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.


- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.


- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.


2- Apreciação - Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.


- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.


- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor,


volume, luz, textura, contrastes.


- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação


de imagens e objetos.






VIDA PRÁTICA


CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:






1- Cuidados com o corpo.


(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).


- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.


- Escova os dentes após as refeições.


- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento (cabelo, uniforme);


- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.


- Calça e tira roupas e sapatos,


- Dá laços e desamarra cadarços.


2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e


saída.


- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.


- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.


- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.


- Joga lixo no lixo.


- Preocupa-se com a coleta seletiva.


3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.


- Serve-se sem precisar de ajuda.


-Transporta objetos em bandejas,


-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,


-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.


- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.


















JARDIM II










COPEDIN


LÍNGUA PORTUGUESA.


I UNIDADE – fevereiro/abril






JARDIM II – Profª Fernanda










O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Identidade e autonomia 1 – Expressa controle progressivo de suas necessidades, seus desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeita as manifestações das pessoas com


as quais convive.


2 – Coordenação Motora.


- Expressividade.


- Equilíbrio e coordenação.


– Valoriza as conquistas corporais, identifica e respeita as suas limitações e dos outros.


- Utiliza expressões intencional do movimento como forma de comunicação.


3 – Linguagem oral e escrita


- Falar e escutar


- Práticas de leitura


- Práticas de escrita


3 – Usa linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos.


- Participa de situações cotidianas usando a leitura e escrita, apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras iniciais das palavras.


– Base gramatical


- Vogais


- Encontros vocálicos


- Consoante e seus fonemas.


– Identifica nas situações diárias as letras do alfabeto e encontro vocálicos


apresentando hipóteses a respeito do valor sonoro das letras.


4 – Reconhecimento e escrita


do nome.


– Escreve seu próprio nome em situações de jogos e quando se faça necessário


a sua identificação pessoal, recorrendo ou não a um referencial.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Linguagem Oral e Escrita


- Falar e escutar


- Práticas de Leitura


- Práticas de Escrita


– Relata experiências vividas, narra fatos em seqüência temporal e causal;


- Reproduz e interpreta jogos verbais como rimas, adivinhas, poemas e canções.


2 – Base Gramatical


– Consoantes:


- p, m, v, d, r, j em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e cursivas.


– Reconhece e diferencia os diferentes tipos de letras fazendo relação entre a fala e a escrita.


3 – Sílabas: p, m, v, d, r, j e todos que surgirem no contexto de sala de aula e que


desperte a curiosidade da criança.


– Identifica, copia, lê e escreve as famílias silábicas, empregando o uso das famílias silábicas associa aos valores sonoros convencionais, emprega o uso das famílias das palavras.


4 – Leitura de quadrinhas.


- Palavras que rimam


– Interpreta e dramatiza pequenos textos, identifica personagens e palavras que rimam.


- Respeita sua produção e pela produção alheia.


III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Linguagem oral e escrita


- Falar e escutar


- Práticas de leitura


- Práticas de escrita


- Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos, participa


de situações que envolvam a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e


pontos de vista.


2 – Consoantes: n, x, t, f, c, z em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e


cursiva.


– Identifica, lê e escreve as consoantes, diferenciando suas formas, fazendo relação entre a fala e a escrita (texto - escrita)


3 – Interpretação oral de textos expositivos.


– Lê e interpreta texto identificando mesmo que com a ajuda da professora os


lementos que o compõem.


4 – Adivinhas 4 – Lê e interpreta advinhas para divertir-se tentando identificar o seu sentido.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Linguagem oral e escrita


- Falar e escutar


- Práticas de leitura


- Práticas de escrita


– Reconhece as características de jogos verbais, como quadrinhas, poemas e canções;


- Reconta histórias com aproximação das suas características originais no que se refere à descrição de personagens;


- Observa e manuseia livros, revistas, histórias em quadrinhos;


- Participa das situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.


2 – Consoantes: b, q, g, h, s em letras maiúsculas e minúsculas de imprensa e


cursiva.


– Reconhece, lê consoantes e suas famílias, completando palavras de acordo


com a escrita, faz relação entre a fala e a escrita. (texto-escrita)


3 – Interpretação oral de textos prescritivos.


– Ouve, interessa-se e interpreta textos prescritos.


4 – Contos infantis 4 – Identifica nos contos infantis relações com sua vida cotidiana, destacando sentimentos de alegria, tristeza, amizade, etc.






MATEMÁTICA


I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Vocabulário comparativo/lateralidade:


- alto / baixo


- subir / descer


- embaixo / em cima


– Desloca-se no espaço obedecendo aos comandos e utilizando o vocabulário comparativo.


2 – Cores Primárias 2 – Reconhece as cores primárias, classifica a graduação das tonalidades das cores.


3 – Espaço e Formas geométricas.


– Representa situações vivenciadas, identificando pontos de referência em


relação aos elementos de espaço e forma.


4 – Números e Sistema de Numeração.


- Numerais de 0 a 9.


- Quantidade


- Sucessor e antecessor


– Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e escrita nas situações cotidianas,


usando os números nos diferentes contextos e formas que se encontram.


5 – Grandezas e Medidas 5 – Compara grandezas, utiliza diferentes procedimentos.


- Introduz as noções de medidas de tempo, pela utilização de unidades convencionais e não-convencionais, marca o tempo por meio de calendário.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Vocabulário comparativo: quente/frio; doce/amargo; áspero/liso; grosso/fino;


aberto/fechado; muito/pouco/ nenhum.


– Reconhece e compara objetos e alimentos diversos, diferencia texturas apresentadas ampliando seu vocabulário.


2 – Números e Sistema de Numeração.


- Dezena


- Números até 30.


– Ordem crescente e decrescente.


– Reconhece os números em vários contextos, identifica a dezena como


agrupamento de dez elementos e como a base do nosso sistema de numeração.


3 – Cores secundárias 3 – Estabelece relação entre cores primárias e secundárias, identificando através das misturas de tintas novas cores.


4 – Sistema monetário 4 – Identifica as diferentes cédulas e moedas do nosso sistema monetário. brasileiro.


5 – Grandezas e medidas:


- Relógio


- Calendários


– Compara as grandezas de tempo, utilizando diferentes procedimentos marca o tempo através de calendário.


6 – Espaço e Forma 6 – Explora, identifica a representação de propriedades geométricas de objetos e figuras, também posição de pessoas e objetos numa cena..


7 – Subtração (situações problemas)


– Utiliza as ações das operações (retirar, comparar e completar).






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Vocabulário Comparativo:


- junto/separado,


- muito/pouco,


- curto/comprido,


- estreito/largo


- longe/perto


- dentro/fora


– Compara e utiliza as diversas ações contidas nas atitudes diárias.


2 – Numerais e Sistema de Numeração.


- Numerais até 60.


– Conta as quantidades, utiliza a linguagem oral, anotação numérica ou registros convencionais e não-convencionais, identificando a dezena como agrupamento de dez elementos e como base do nosso sistema de numeração.


3 – Pares e ímpares 3 – Utiliza os conceitos: pares e ímpares na vida cotidiana, conhece melhor os números.


4 – Inteiro e metade 4 – Aplica os conceitos de inteiro e metade na vida cotidiana.


5 – Grandezas e Medidas; 5 – Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, marca o tempo por meio do calendário.


6 – Números ordinais 6 – Ordena agrupamentos segundo as quantidades de elementos.


7 – Sólidos geométricos: 7 – Reconhece estes sólidos em objetos e construções encontrados na


comunidade, em casa e na própria escola.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Números e Sistema de Numeração.


- Numerais até 99.


– Utiliza noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver


problemas, identifica a dezena como agrupamento de dez elementos e como a


base do nosso sistema de numeração.


2 – Grandezas e medidas


- Hora e meia hora


- Comprimento


- Capacidade


- Massa


– Explora diferentes procedimentos para comparar grandezas, identifica as


unidades de tempo: hora e meia hora.


3 – Espaço e Forma 3 – Reconhece e explora propriedades geométricas de objetos e figuras como formas, tipos de contornos, faces planas, lados, retos etc.






NATUREZA E SOCIEDADE






I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.


- A escola


- Identidade “Eu”


– Eu e minha família:


– Casa, escola


– Datas Comemorativas:


- Cooperativismo.


–Reconhece a necessidade do outro para a ampliação de seus relacionamentos.


- Reconhece e valoriza a cultura como manifestação popular..


2 – Os lugares e suas paisagens.


– Valoriza as atitudes que visem à manutenção do espaço por onde circula.


3 – Objetos e processos de transformação.


- Reciclagem


– Identifica as materiais prima para produção de materiais, participa de


atividades que envolvam produção de elementos.


4 – Os seres vivos:


- Características


- Cuidados com o corpo.


- Movimentos do corpo


- Partes do corpo


- Fases do desenvolvimento


- Higiene e saúde


- Prevenção de acidentes.


– Reconhece as características próprias do desenvolvimento do ser humano,


valoriza a prática de atitudes cotidianas que visem à manutenção da saúde.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e trabalhar.


- Modo de ser e viver no presente e passado.


- Papéis sociais importantes.


- Patrimônio cultural


– Identifica características do grupo em que está inserido, reconhecendo a importância de alguns papéis sociais em grupos de convívio, fora e dentro da instituição;


- Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social.


2 – Os lugares e suas paisagens.


Eu e minha casa


Tipos de habitação;


- Bairro


- Rua


- Cidade


- Estado


- País


- Planeta Terra


– - Valoriza a prática de atitudes que visam à manutenção dos espaços por onde circula e de outros.


- Identifica os diferentes tipos de habitação, sua localização no espaço físico e


social.


3 – Objetos e processos de transformação.


- Processo de produção de alguns objetos.


- Confecção de objetos


- Características de objetos


- Cuidado no uso de objetos.


– Conhece o processo de produção de alguns objetos, participa de atividades


que envolvem a confecção de objetos, reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas.


4 – Datas comemorativas:


- Dia da Livro.


- Dia do Índio.


- Descobrimento do Brasil


- Dia do Trabalho


- Mamãe


- Dia da Batalha de Riachuelo


- São João


– Identifica as características, hábitos, costumes e herança culturais.


5 – Os seres vivos


- Características e necessidades vitais dos seres vivos.


- Ação do homem sobre o meio ambiente..


– Reconhece características e necessidades vitais dos seres vivos, estabelecendo as relações e diferenças entre eles, valoriza e prática atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo.


6 – Meio Ambiente:


Os fenômenos da Natureza


- Mundo e época


– Percebe a evolução tecnológica e as influências na vida do homem como parte integrante e atuante deste mundo globalizado.


- Criação do sistema solar


- Planeta/terra/dia/noite


- Continente país/estado


- Cidade


- Bairro zona rural/urbana






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e


trabalhar.


– Participa de atividades que envolvam histórias brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.


2 – Objetos e processos de transformações


– Reconhece algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais.


3 – Datas Comemorativas


– Dia da Vovó


- Dia dos Pais


- Dia do Estudante


- Dia do Soldado


– Dia do Folclore


- Semana da Pátria


- Dia da Árvore;


- Dia da Primavera


- Participa das atividades lúdicas, referentes as datas comemorativas,


salientando a importância da comemoração dos mesmos.


4 – Meios de transporte


– Trânsito


– Reconhece sinais de trânsito e os direitos e deveres dos pedestres e


motoristas.


5 – Os seres vivos.


- Animais


- Cuidado com os animais.


- Espécies de seres vivos.


- Características dos seres vivos.


- Fauna brasileira.


6 – Valoriza a vida nas situações que impliquem cuidados com os animais, estabelece alguma relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais.






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Organização dos grupos no seu modo de ser, viver e


trabalhar.


– Valoriza o patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.


2 – Os seres vivos


- Os seres vivos e cuidados com o meio ambiente.


- Cuidados com as plantas.


- Os tipos de plantas.


- Partes das plantas.


- Crescimento horta, pomar e jardim.


– Faz relação entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais, ordena o ciclo vital dos vegetais, nomeando suas partes mais importantes, reconhece as diferenças entre horta, pomar e jardim.


3 – Água


- Importância


- Estados físicos


- Utilidades


- Cuidados contra o


desperdício.


– Identifica a importância da água para a vida, cita métodos de cuidados


para não esperdiçar água.


4 – Ar:


- Importância


- Tipos


- Utilidades


–Identifica a importância do ar para os seres vivos, cita as causas da poluição do ar e sua precauções.


5 – Solo


- Importância


- Tipos


- Utilidades


– Reconhece a importância do solo.


6 – Estação do ano


- Características


– Observa as mudanças ocorridas na natureza e a relação entre fenômenos naturais e a vida humana.






LÍNGUA INGLESA


Profª Edmari






I UNIDADE – fevereiro/abril


As aulas de Língua Inglesa na educação Infantil, tem o objetivo de demonstrar para as crianças mais uma


forma de se comunicar. Não havendo grande preocupação com fixação e fluência dos vocábulos. A criança


entra em contato com uma nova língua da mesma forma que aprende um novo jogo ou uma nova brincadeira.






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Making Friends


- Cumprimentar e apresentarse;


compreender e executar


ações.


- Estruturas: what’s you


name? / I’m Silvia


- Vocabulário: hi, goodbye,


stand up, sit down, clap your


honds, jump, boy, girl.


– Percebe ética na prática de boas maneiras.


- Amplia o vocabulário a partir de novas expressões de cumprimentos e


despedidas.


2– Moving in!


– Foco linguistic: apresentar


pessoas da família e animais


de estimação.


- Estrutura: This is my bike /


A blue car.


- Vocabulário: mom, dad,


brother, sister, dog, car.


- Vocabulário: ball, bike,


teddy bear


This is my dad/This is my


dad/This is my mother/Jacks


brother


– Compreende a importância da fase infantil a partir das atividades


lúdicas.


- Percebe que a importância das brincadeiras sadias em seu crescimento


intelectual.


- Identifica as pessoas do convívio familiar incluindo-se como parte integrante


dela.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Toy hunt


- Foco linguistic: apresentar e qualificar brinquedos.


-Estrutura: This is my bike / A blue car


- Vocabulário: ball, bike teddy bear, car, dole, blue, green, red,


yellow


– Percebe o cuidado que tem que ter com os brinquedos e de que forma


deve usá-lo.


- Identifica os pronomes relacionados a perto e longe.


- Relaciona objetos a cores forma e tamanho.


2 – Millie is so cute!


-Foco lingüístico: identificar e quantificar animais de estimação.


- Estrutura: look! Rabbits/let’s count the rabbits!/ four rabbits./


– Percebe se os animais são úteis ou nocivos aos seres humanos.


- Compreende quando o animal e doméstico ou selvagem.


- Relaciona números a quantidade.


what is it?


A cat


- Vocabulário: cat, dog, fish,


rabbit, numbers






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Amazing masks


- Foco lingüístico: identificar partes do rosto e referir-se a emoções.


- Estrutura: Touch your nose/


I’m happy / Jacck’s sad


– Identifica as diversas expressões do rosto e sentimento relacionados a face.


- Compreende as expressão da face como triste, alegre.


2 – Fun with shapes!


- Foco lingüístico: identificar, qualificar, e quantificar figuras geométricas.


Estruturas: A red square/ how


many triangles? / four triangles


- Vocabulário: triangle, circle, square, rectange.


– Identifica as formas geométricas em diversas construções.


- Observa as formas geométricas em seus aspectos estruturais (casa, bola, barco e


bandeira).






IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – A big surprise!


- Foco lingüísticos: identificar e quantificar frutas, mencionar


frutas de que se gosta.


- Estruturas: How many


apples? / Six apples / I like pear.


- Vocabulário: Apple, banana,


Orange, pear, strawberry,


peach, number 1 – 10.


– Identifica as frutas, cores e forma e para que serve cada fruta.


- Identifica os números nos diferentes contextos em que se encontram, faz


contagem e relaciona no número adequado, explicita a noção de sucessor e


antecessor.


2 – Kittys house


- Foco lingüístico: identificar e localizar objetos, animais e pessoas nos cômodos da casa.


- estrutura: Kitty is in the living room/ The Teddy bear is in the bedroom.


- Vocabulário: bedroom,


kitchem, bathroom, living


room, vocabulário review.


– Identifica e nomeia os compartimentos de uma residência.


3 – Halloween (dias das bruxas)


– Percebe que o halloween é uma tradição inglesa que foi introduzido no Brasil.






EDUCAÇÃO FÍSICA


I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 - Jogos de apresentação


- Exame biométrico


- Jogos tradicionais


– Apresenta destreza corporal para pular em determinados espaços e locais;


- Desenvolve conceitos matemáticos, quando pula conforme a seqüência dos


números;


- Experimenta ao máximo os movimentos que exigem o uso diferenciado de


um lado e do outro do corpo.


- Apresenta adaptação AP meio escolar, percebendo o próprio corpo e a relação do mesmo no espaço, e do outro, como ser na coletividade incluindo coleguinhas, professores, auxiliares e funcionários.


- Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais (peso, altura e envergadura), de acordo com a OMS.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


- Jogos de construção;


- Jogos de formação


- Jogos recreativos prédesportivos.


– Desenvolve a percepção visual e as noções de quantidade e de meio ambiente, de coordenação motora, de criatividade e de autonomia.


- Contribui para o desenvolvimento da percepção espaço temporal;


- Apresenta noções de lateralidade;


- Apresenta conhecimento sobre alguns desportos coletivos com suas regras


básicas e suas diferentes bolas.


- Apresenta desenvolvimento na coordenação motora.






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


- Jogos motores;


- Jogo dos sabores;


- Jogos recreativos prédesportivos


- Jogos rítmicos


- Desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.


- Desenvolve noções de trabalho em equipe e domínio de equilíbrio e da postura;


- Possuir noção de divisão e localização;


- Apresenta preferência por algum desporto visto na unidade anterior;


- Apresenta desenvolvimento do paladar, tato, audição e visão, capaz de diferenciar sabores, textura e som.






IV UNIDADE – (setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


– Exame biométrico;


- Natação: exercícios educativos voltados para o estilo crawl.


- Se o aluno apresenta adaptação ao meio líquido, bem como seu desenvolvimento no mesmo, observando as habilidades propostas pela natação e mecanismos de respiração;


- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, observando o seu desenvolvimento desde a primeira coleta (I Unidade), através de um quadro comparativo.






INFORMÁTICA EDUCACIONAL






I UNIDADE – fevereiro/abril






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – O dia de aula


1.1 – Valoriza o retorno a escola


1.2 – Identifica os ambientes escolares, os membros e funções.


2 – Identidade.


Você faz parte da nossa história.


– Identifica-se com parte integrante do grupo escolar.


2.1 – Identifica sua série e turma.


3 – Partes do computador 3 – Identifica as principais partes do computador e suas funções.


4 – Ligando e desligando o computador.


– Segue os passos necessários para ligar e desligar o computador.


5 – Aprendendo a desenhar com o Paint:


- passos para acessar o programa.


- desenho utilizando as principais ferramentas.


– Reconhece os passos para ter acesso ao programa Paint.


5.1 – Desenha utilizando as principais ferramentas do Paint como lápis, borracha preenchimento.






II UNIDADE – abril/junho






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Figuras Geométricas


- Jogo do Tangran


1.1 – Utiliza as figuras geométricas do programa Paint para criar desenhos e ilustrações.


- Encaixa peças do jogo do TANGRAN


2 – Microkids studio 2 – Cria desenhos utilizando as ferramentas do programa Microkids studio.


3 – Salvando em documento:


- clicar em salvar como;


- nomear arquivo;


- clicar em salvar


– Executa os passos para salvar seus trabalhos em arquivo.


4 – Letras maiúsculas e minúsculas.


– Identifica no teclado as letras do alfabeto digita seu nome utilizando a tecla shift e caps lock






III UNIDADE – agosto/setembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Sólidos Geométricos do paint


– Identifica sólidos geométricos relacionando-os ao seu meio ambiente.


2 – Números de 0 a 30 2 – Reconhece numerais no teclado, digita a sequência numérica.


3 – Vovó 3 – Demonstra carinho pelos avós, respeita as pessoas mais velhas e conhece


os seus direitos, utiliza os recursos do Power Point e Paint para criar cartões.


4 – Dia dos Pais 4 – Reconhece a figura do pai como um grande amigo, utiliza os recursos do


PowerPoint e Paint para criar cartões.


5 – Sistema de Medidas 5 – Identifica no cotidiano a utilização do sistema de medidas.


.


IV UNIDADE – setembro/novembro






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1 – Semana da Criança


- Pesquisa de brinquedos na internet


2 – Discute a importância da criança para o nosso país, seus direitos e deveres,


pesquisa na Internet.


– Bandeira Nacional


3 – Conhece as cores e significado da Bandeira Nacional, utiliza as figuras do Paint para desenhar a Bandeira do Brasil, colori a Bandeira do Brasil com as cores correspondentes no programa Microkids Studio. – Água


4 – Conhece os benefícios da água para a vida na terra, cria frases de preservação no computador.






MOVIMENTO / MÚSICA / ARTES VISUAIS


E CONHECIMENTOS DE VIDA PRÁTICA.






As habilidades e conteúdos dessas áreas serão trabalhadas com os alunos cotidianamente ao longo de todas as unidades de


modo transversal e interdisciplinar priorizando a ludicidade, respeitando os limites de cada faixa etária e aptidões de cada


criança.


MOVIMENTO






O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1-Expressividade 1-Expressa-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros


movimentos.


- Percebe as sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.


2- Equilíbrio e Coordenação Motora


2-Amplia gradativamente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento, participando de brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, etc.


-Utiliza recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras.


-Aperfeiçoa as habilidades manuais através de manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos: enfia contas, enfia cadarços, separa objetos pequenos com movimentos de pinça com os dedos, espalha tinta com dedos e/ ou pincéis, picota e recorta papéis,etc.






MÚSICA


CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO






O professor verificará se o aluno desenvolveu as


seguintes habilidades:


1-Fazer musical 1-Reconhece e utiliza, de forma expressiva, em contextos musicais as diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura, duração, intensidade e timbre.


- Desenvolve memória musical através de repertório de canções.


- Participa de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical.


2- Apreciação Musical Reconhece os elementos musicais básicos: frases,


partes, elementos que se repetem etc.


Conhece obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e país.


Sabe dar informações sobre as obras ouvidas e seus compositores.






ARTES VISUAIS






CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1-Fazer artístico 1-Produz trabalhos de arte, utilizando a linguagem


do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.


- Explora e utiliza alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar, etc.


- Respeita e cuida dos objetos produzidos individualmente e em grupo.


2- Apreciação 2- Conhece a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, fotografias, cinemas, construções, etc.


- Aprecia suas próprias produções e dos outros, por meio da observação e leitura de alguns.


- Observa os elementos constituintes das linguagens visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, luz, textura, contrastes.


- Faz leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.






VIDA PRÁTICA






CONTEÚDOS INDICADORES DE DESEMPENHO


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:


1- Cuidados com o corpo.


(Saúde e hábitos de higiene pessoal e autonomia da criança).


- Preocupa-se com a higiene das mãos ao manusear alimentos.


- Escova os dentes após as refeições.


- Preocupa-se com a aparência, buscando se recompor após brincadeiras de intenso movimento


(cabelo, uniforme);


- Lava as mãos antes e depois do uso do sanitário.


- Calça e tira roupas e sapatos,


- Dá laços e desamarra cadarços.


2- Cuidados com o ambiente 1- Organiza seu material pessoal na chegada e saída.


- Cuida do material escolar disponibilizado para uso do grupo.


- Preocupa-se com a conservação do mobiliário e brinquedos da sala.


- Guarda e reorganiza objetos da sala e pessoais.


- Joga lixo no lixo.


- Preocupa-se com a coleta seletiva.


3- Equilíbrio e movimento de diferentes utensílios.


- Serve-se sem precisar de ajuda.


-Transporta objetos em bandejas,


-Transporta objetos como pratos e copos sem entornar,


-Enche e esvazia copos e recipientes obedecendo o limite da borda.


- Utiliza talheres mesmo que ainda maneira irregular.






Nenhum comentário:


Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?" Cecília Meireles

Paisagem

Paisagem
Ieda