Detalhes tão pequenos de nós dois

Detalhes tão pequenos de nós dois



segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Planejamento 5º Ano




Fonte: COPEDIN

5º ANO
Professora: Carla
LÍNGUA PORTUGUESA


I UNIDADE fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
A arte de estudar
1 – Prática de leitura
- Texto instrucional
- Resumo
- Sinopse
- Artigo de divulgação científica
- esquema
- Narrativa
- Verbos no imperativo
- Verbos no infinitivo
- Uso do dicionário
- Identifica elementos da narrativa.
- Textos instrucionais e seus recursos.
- Uso de advérbios e locuções adverbiais.
- Sinais de pontuação: ponto de interrogação, dois pontos e vírgula.
- Ortografia: regras da acentuação (proparoxítonas, paroxítona, oxítona e hiato)
- Criação de um texto instrucional, com objetivo e público alvo definidos.
- Elaboração de um resumo de texto literário baseandose num esquema.
- Verbalização de opiniões a respeito do conteúdo trabalhado.

1 – Compreende a relevância do estudo diário na construção do conhecimento.
- Identifica textos instrucionais, resumos, sinopse, artigo científica em seu cotidiano.
- Organiza idéias, fatos principais num texto para produzir um resumo.
- Produz textos coerentes, utilizando as formas ortográficas e gramaticais.
- Reconhece os elementos utilizados em textos instrucionais.
- Identifica verbos em diferentes textos.
- Diferencia os verbos imperativos e infinitivo.
- Compreende a importância da utilização do dicionário e identifica as palavras e seu significado corretamente.
- Reconhece uma narrativa e seus elementos.
- Compreende a imagem com ferramenta na comunicação e identifica desenhos, letras e números como recursos instrucionais.
- Reconhece os advérbios e locuções adverbiais e a função de cada um.
- Emprega corretamente os sinais de pontuação descrito na unidade.
- Acentua corretamente palavras paroxítona, proparoxítona, oxítona e hiato.
- Identifica a função e características de textos instrucionais.
- Produz resumos de textos diversos instrucionais.
- Produz resumos de textos diversos coerentes.
- Expõe suas idéias de modo argumentativo e claro.

O lado visual da informação.
1 – Prática de leitura
- Infográficos
- Curiosidades
- Notícias
- Legenda
- Reconhecimento de elementos de referências e de coesão para entendimento do texto.
- Diferenciação entre imagens que ilustra o texto escrito e infográfico.
2 – Prática de análise lingüística
- Reconhecimento das características e da função de infográficos.
- Semântica: recurso usado para garantir clareza.
- Concordância nominal e verbal.
- Reconhece infográficos, suas mensagens e suas funções.
-Pesquisa curiosidades dispertando o interesse pela investigação.
- Reconhece textos informativos, cria textos informativos usando os elementos necessários corretamente.
- Ler, interpretar e produzir legendas diversas.
- Reconhece a importância dos elementos de coesão para a organização e clareza (sentido) do texto e identifica-se em textos diversos.
- Diferencia, textos com imagens e infográficos.
- Identifica infográficos e seus elementos de caracterização.
- Usa adequadamente
- Emprega corretamente a concordância nominal e verbal.
- Identifica situações que se faça necessária o uso das aspas e empregue-as
corretamente.
- Uso das aspas
3 – Prática de produção de texto:
- Criação de infográficos para texto instrucional,
- Biografia e auto-biografia.
- Criação de infográficos para texto informativo, recriação de infográficos com uso de legenda,
produção de um texto.
– Utiliza os recursos característicos de infográficos para a produção de um complemento em texto instrucional.
- Autonomia na criação de infográficos.
4 – Prática de oralidade:
- Verbalização e comentários a respeito dos textos trabalhados em sala.
– Verbaliza de modo claro, seguro suas opiniões, defendo-os de modo argumentativo.

II UNIDADE – abril/junh
o

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Abrindo as portas do coração.
1 – Prática da leitura:
- Diário íntimo e público
- Crônica
- Busca de informações localizadas no texto.
- Identificação das características físicas e psicológicas do personagem por meio de passagens do
texto.
– Identifica e escreve textos em forma de diários, usando os elementos correspondentes a esse tipo de texto..
- Reconhece as características de uma crônica e sua estrutura.
- Coleta informações localizadas no texto.
- Reconhece e descreve características físicas e psicológicas de um personagem.
2 – Prática de análise lingüísticas.
- Reconhecimento da estrutura de um diário íntimo.
- Variedade lingüística (formas de registro: formal, informal e pessoal).
- Uso da pontuação expressiva em textos cuja linguagem predominante é a pessoal.
- Uso dos verbos que designam ação, estado e fenômeno da natureza.
- Uso dos verbos na forma infinitiva.
- Uso das letras G/J
- Variedade da língua em função da idade e do sexo.
- Uso de vocativo
- Uso da interjeição
- Uso do prefixo super
– Identifica elementos característicos de um diário íntimo (opiniões, sentimentos).
- Reconhece e respeita as diferentes formas lingüísticas.
- Emprega adequadamente os sinais de pontuação.
- Reconhece verbos em textos e sua designação (ação, estado, fenômeno da natureza).
- Reconhece verbos em textos e a idéia do tempo.
- Reconhece o emprego correto das letras G/J.
- Reconhece as mudanças no vocabulário em grupos/tribos distintos.
- Reconhece vocativos em texto diversos.
- Reconhece interjeições em textos diverso e o que expressam.
-- Emprega o prefixo super adequadamente em seu cotidiano.
3 – Prática de produção de texto.
- Elaboração de uma história ficcional em forma de diário íntimo.
- Pesquisa e registro de informações a respeito de Anne Frank.
– Produz textos ficcionais baseados em diários.
- Pesquisa registro de informações sobre um determinado assunto,
organizando-a posteriormente em um único texto.
4 – Prática de Oralidade
- Verbalização de opiniões a respeito do conteúdo
– Defende suas opiniões com clareza e argumentação objetiva. trabalhado.

Janelas de Papel
1 – Prática de leitura:
- Manchetes, chamadas e imagens que compõem a primeira página de diferentes jornais.
- Notícia
- Reconhecimento dos critérios próprios de seleção de notícias de cada jornal analisado.
- Análise, por comparação, das diferenças e semelhanças entre duas ou mais publicações.
– Identifica os componentes da notícia.
- Reconhece os elementos característicos de uma notícia.
- Compreende a função e características de cada parte que compõe um jornal.
- Identifica semelhanças e diferenças entre dois artigos.
2 – Prática de análise lingüísticas:
- Reconhece importância dos títulos em textos jornalísticos.
- Percepção da intencionalidade das escolhas lexicais em títulos
- Uso dos verbos em títulos.
- Uso de siglas em títulos.
- Noção de sujeito.
- O (não) uso de artigo em títulos.
- Uso de letras maiúsculas e minúsculas.
- Reconhecimento das indicações feitas na primeira página de jornal.
- Uso do adjetivo
- Representação de numerais em textos jornalísticos.
- Reconhecimento do conceito de lide (ou olho da notícia).
– Produz frases coesas para dar título a uma notícia.
- Reconhece a importância dos títulos para o jornal ao tentar atrair leitores.
- Reconhece a importância e o efeito do uso adequado do verbo na composição de um título.
- Compreende o significado das principais siglas.
- Compreende o que é sujeito e o identifica em textos diversos.
- Utiliza os artigos (ou não) em títulos na sua composição visando o efeito no público-alvo (leitor).
- Utiliza as letras maiúsculas e minúsculas corretamente.
- Emprega recursos e elementos adequados na composição da primeira página de jornal.
- Identifica e utiliza adjetivos e locuções adjetivas.
- Identifica e classifica numerais em textos cotidianos.
- Reconhece, separa e classifica sílabas.
- Emprega adequadamente as regras ortográficas.
3 – Prática de produção de texto.
- Confecção de um para auxiliar na apresentação do telejornal.
- Criação de um jornal escolar.
- Pesquisa e registro da moeda que era usada no Brasil em 1921.
– Compreende o uso do teleprompter como ferramenta de auxílio para o telejornal.
- Reconhece e utiliza os recursos visuais e lingüísticos para a produção de um jornal.
- Reconhece as moedas já vigentes no Brasil e a atual.
4 – Prática de oralidade:
- Verbalização e comentários a respeito das chamadas e notícias trabalhadas em sala.
- Apresentação de um telejornal em sala de aula.
– Expõe suas idéias criticamente e com boa argumentação e oralidade.
- Autonomia na produção de em telejornal utilizando os recursos e técnicas correspondente.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Teatro: Da produção do texto a encenação.

1 – Prática de leitura:
- Texto teatral.
- Cartaz
- Texto de divulgação por meio de site.
– Reconhece o teatro com uma representação artística, literária e histórica.
- Reconhece cartazes como texto de divulgação e sua função.
- Reconhece sites como instrumentos de divulgação e monta textos de divulgação.
- Identifica cartão-postal não só como instrumento de correspondência mas também de divulgação.
- Texto de divulgação no formato de cartão-postal.
- Programa teatral no formato de folheto.
- Reconhecimento dos elementos da peça teatral (personagens, enredo, tema, conflito, espaço e
tempo).
- Busca de informações localizados no texto.
- Reconhecimento das informações constantes em texto de divulgação.
- Identificação das características do cartaz.
- Análise dos elementos que compõem a ficha técnica de programa teatral.
- Reconhece e utiliza os elementos características de divulgação e marketing na produção de um folheto com programação teatral.
- Identifica os elementos característicos que constituem um texto de peça teatral.
- Correlaciona textos de divulgação e identifica os seus elementos semelhantes.
- Reconhece as características de um cartaz e seus elementos de composição.
- Reconhece os elementos que constituem a ficha técnica de um programa teatral.
- Produz texto de obra teatral com os elementos características e recursos lingüísticos fundamentais.
2 – Prática de análise lingüística.
- Reconhecimento dos recursos lingüísticos usados no texto escrito da obra teatral.
- Identificação das etapas no processo de encenação.
- Uso da vírgula em vocativo.
- Uso da pontuação
- Uso de a gente/agente.
- Terminações – am / ao em verbos na 3ª pessoa do plural.
- Grafia das palavras: de repente, por isso e depressa.
- Produz texto de obra teatral com os elementos característicos e recursos lingüísticos fundamentais.
- Reconhece as etapas de um a encenação e suas características.
- Compreende o uso da vírgula em textos diversos e sua utilização em vocativos.
- Compreende a função de cada sinal de pontuação para a organização do texto.
- Compreende as diferenças entre a gente / agente e emprega-os corretamente.
- Emprega as terminações am / ao corretamente.
- Utiliza a grafia correta das palavras de repente, por isso e depressa.
3 – Prática de produção de texto.
- Escrita de uma cena de peça teatral.
– Produz uma cena teatral corretamente com o público/alvo e o tema e usando os elementos corretos.
4 – Prática de oralidade:
- Leitura dramática em grupo.
- Dramatização da peça teatral “Bernardo o amigo imaginário”
– Encena um diálogo usando a entonação adequada a cena e ao personagem.
- Dramatiza um texto teatral utilizando os conceitos, etapas e características analisadas.

A palavra encantada
1 – Prática de leitura:
- Poemas de Cordel e peleja.
- Reconstrução do sentido do texto, por meio da paráfase de cada estrofe.
- Características dos poemas de cordel:
- Estrofes, versos e rimas.
- Tipos de rima (identificação e classificação)
- Identificação das classes gramaticais em função dos tipos de rima.
– Reconhece cordéis, pelejas e outras manifestações culturais nordestinas.
- Utiliza recursos escritos para reformulação de textos.
- Compreende a funcionalidade das rimas no poema de cordel, reconhecendo e utilizando corretamente seus elementos característico.
- Pontua corretamente textos compreendendo a funcionalidade de cada sinal de pontuação no contexto analisado.
- Identifica preposições em textos diversos.
- Conceito de sílaba poética.
- Ritmo do poema: medindo versos.
-Uso dos sinais de pontuação
- Elementos de coesão.
- Preposição
2 – Prática de produção de texto:
- Reescrita de cordel em texto em prosa.
- Pesquisa e confecção de livro de coletânea de cordéis.
3 – Reescreve textos em versos em textos de prosa, organizando os fatos e a mensagem.
- Valoriza os poemas de cordel!, sua tradição e valor na manifestação cultural nordestina.
– Prática de oralidade:
- Variedade, lingüísticas em nível fonético.
- Leitura dramatizada de cordel.
– Compreende a variedade lingüística presente no Brasil e respeita as diferenças regionais.
- Produz e encena cordéis enfatizando as características do cordel.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Confabulando
1 – Prática de leitura:
- História em quadrinhos.
- Reconhecimento da fábula como história de tradição oral e como gênero literário
especifico.
- Identificação dos elementos característicos do gênero da fábula.
- Relação entre as fábulas e provérbios.
- Reconhecimento dos provérbios e suas características.
- Relação dos provérbios e suas características.
- Identificação da fábula contida em uma história em quadrinho.
- Relação entre os personagens da história e os personagens das fábulas.
– Compreende o uso de provérbios em fábulas para representação da moral.
- Identifica provérbios e sua utilização cotidiana reconhecendo suas características.
- Reconhece fábulas e seu fundo moral, mesmo em estilos literários diferente.
- Associa personagens de gêneros literários diferentes por meio de suas características.
2 – Prática de análise lingüísticas:
- Identificação expressões de tempo.
- Noções de sujeito.
- Uso de adjetivos.
- Verbos na voz do narrador.
- Uso da vírgula em enumerações e para isolar expressões de tempo.
- Uso dos dois-pontos para indicar enumerações.
- Transformação do discurso direto e
– Reconhece o uso de expressões temporais em textos cotidiano.
- Compreende o conceito de sujeito e o identifica em textos diversos.
- Compreende as adaptações na concordância verbal quando o texto apresenta-se na voz do narrador.
- Emprega adjetivos em textos de modo coerente e reconhece sua relevância na construção de um texto.
- Utiliza adequadamente a vírgula reconhecendo sua função em textos diversos.
- Emprega corretamente dois pontos reconhecendo sua funcionalidade.
- Utiliza os recursos lingüísticos e ortográficos necessário para adequação de um discurso direto e indireto.
- Conhece e exercita a formação do plural do diminutivo do substantivo.
- Substitui em textos léxicos de forma coerente e coesa sem alterar o sentido/entendimento do texto.
- Identifica em História em Quadrinho o narrador, sua intervenção e indireto.
- Substituição lexical.
- Ortografia: formação do plural dos diminutivos.
- Substituição lexical
- Presença do narrador em histórias em quadrinho.
- Tipos de balões recurso utilizado para sua participação.
- Reconhece e utiliza de balões de acordo com o que o personagem expressa na História em Quadrinho.
3 – Prática de produção texto:
- Pesquisas de versões diferentes de uma fábula sob o ponto de vista da formiga boa e da formiga
má.
- Elaboração de uma fábula com base na escolha de um provérbio.
– Compara versões diferentes.
- Produção fábulas utilizando recursos e características próprias do gênero e adequando a um provérbio conveniente.
4 – Prática de oralidade:
- Verbalização de experiências vividas e de opiniões a respeito do contexto trabalhados.
- Leitura expressiva da fábula.
4 – Relaciona oralmente os fatos morais das fábulas a situações cotidianas.
- Encena a fábula usando entonações, expressões corporais e dicção adequada ao texto.

Uma andorinha só não faz verão.
1 – Prática de leitura:
- Lenda
- Infográficos, notícias, decreto e textos instrucionais (dicas de verão)
– Reconhece gêneros literários diferentes em cotidiano e suas características.
2 – Prática de análise lingüística:
- Variedade lingüísticas regional (diferenças entre a língua portuguesa de Portugal e a do Brasil).
- Uso de adjetivos (aprofundamento).
- Uso de advérbios (aprofundamento).
- Recursos usados para evitar a repetição.
- Elementos de coesão: a coesão nominal responsável pela continuidade temática: a coesão verbal; e as conexões temporais ou lógicas responsáveis por marcar as articulações da progressão temática.
- Uso da letra maiúsculas (retomada).
- Uso dos sinais de pontuação (dois-pontos e vírgula).
– Percebe as diferenças entre o português do Brasil e o de Portugal.
- Relaciona adjetivos aos substantivos caracterizados.
- Reconhece e classifica e emprega advérbios.
- Reconhece e emprega corretamente recursos e elementos para evitar a repetição de palavras em textos.
- Reconhece e utiliza os elementos de coesão.
- Emprega adequadamente as letras maiúsculas.
- Completa frase/textos utilizando a pontuação adequado.
3 – Prática de produção de texto.
- Identificação de problemas textuais e gramaticais em textos produzidos por alunos de
3 – Reconhece erros gramaticais em textos diversos.
- Reescreve textos de modo coerente e coeso baseado em lendas e personagens folclóricas.
- Cria cartaz sobre o tema proposto e de acordo com as características desse gênero.
- escolas portuguesas.
- Escrita de uma nova versão da lenda, com base na análise de outros textos sobre o tema.
- Cartazes contendo dicas de segurança para o verão.
4 – Prática de oralidade
- Verbalização de experiências vividas e de opiniões a respeito do conteúdo trabalhado.
- Leitura expressiva de lendas.
– Expõe de modo claro, objetivo e com autonomeia suas idéias e opiniões oralmente.
- Lê usando a entonação, pontuação e nuances de voz de acordo com os personagens.

MATEMÁTICA


I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Padrões numéricos e geométricos.
1 – Números e operações:
- Os números tem história
- Os números e nós
- A origem dos números decimais.
- Compreensão das regras de organização de SND (Sistema de Numeração Decimal).
- Composição e decomposição; leitura e escrita; comparação e ordenação; valor posicional; sucessor e antecessor; seqüências.
- Análise, interpretação e resolução de situaçõesproblema.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação (enfatizando a memorização da tabuada e a organização retangular) com e sem
reagrupamento.
- Divisão por estimativas com um e dois algarismo no divisor.
- Estimativa e cálculo mental, envolvendo multiplicação e explorando relações existentes na tabuada.
- Utilização da calculadora para quantidades, utilizando adições.
– Produzir textos matemáticos, ler, analisar e formular situaçõesproblema.
- Compreender o processo de evolução dos números e sua utilização no cotidiano.
- Identifica a matemática em suas ações cotidianas.
- Compreende a origem e evolução dos números decimais e compreensão.
- Compreende as regras que organizam o SND empregando-os em situações cotidianos.
- Executa comandos diversos baseado no SND e sua aplicação.
- Resolve problemas, compreendendo os significados das operações fundamentais em situações cotidianas.
- Calcula com autonomia adição e subtração.
- Identifica e aplica características da multiplicação usando-as nos momentos adequados e associando a organização retangular.
- Calcula divisão por estimativa.
- Constrói técnica operatória para o cálculo mental e estimativa de resultado.
- Utiliza a calculadora corretamente para efetuar adições.
2 – Espaço e Forma
- Construção de quadrados e retângulos em malhas quadriculadas.
- Reconhece e associa quadriláteros em seu cotidiano.
- Utiliza as noções geométricas na expressão artística.
- Desenho e transformação de figuras em malhas quadriculadas.
3 – Grandezas e medidas
- Cálculo e comparações de áreas de figuras desenhadas em malhas quadriculadas.
- Calcula, diferencia e representa áreas de figuras.
4 – Tratamento da informação.
- Leitura e interpretação de dados e tabelas.
- Elaboração de tabelas para organizar multiplicações.
– Utiliza diferentes registros gráficos (desenho, esquemas) como recurso para expressar idéias, resolução de estratégias e comunicar informações.
- Associa na tabelas as coordenadas (coluna x linhas) para identificar o produto.

Números, cálculos e formas.
1 – Números e operações
- Composição e decomposição de quantidades; obtenção de dezenas, centena e milhares exatas.
- Análise, interpretação e resolução de situação problema.
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Estimativa e cálculo mental (por composição e decomposição de dezenas, centenas e milhares exatos).
- Exploração da tabuada.
– Compõe e decompõe quantidades utilizando o ábaco.
- Analisa, interpreta e resolve situações-problemas envolvendo operações fundamentais.
- Constrói a técnica operatória para o cálculo das operações fundamentais.
- Identifica e utiliza regras para facilitação de cálculos a partir da dezena, centena, milhar.
- Resolve mentalmente sentenças de multiplicação simples.
2 – Espaço e forma:
- Análise dos elementos que compõem um cubo e sua planificação.
- Descrição, interpretação e representação da posição de empilhamentos em cubos
por meio de diferentes pontos de vista.
– Reconhece as formas especiais em seu cotidiano e identifica a planificação do cubo.
- Analisa, compreende e representa a posição de empilhamento de cubos em distintas posições.
3 – Grandeza e medidas
- Análise de números e resolução de problemas envolvendo quilograma.
- Relação entre medidas de comprimento: metro, centímetro e milímetro.
– Reconhece o uso do quilograma como unidade base de medida de massa.
- Identifica alguns instrumentos de medida de comprimento e o metro como unidade padrão de medida de comprimento.
4 – Tratamento da informação:
- Leitura e interpretação de dados presentes nas tabelas.
– Lê e interpreta dados apresentados em tabelas.

Números, cálculos e medidas.

1 – Análise, interpretação e resolução de situações problemas.
- Relação entre multiplicação e divisão.
- Relação entre quociente e resto.
- Divisão por estimativa com um ou dois
– Utiliza as 4 operações fundamentais na resolução de situaçõesproblemas.
- Compreende a relação entre a multiplicação e divisão.
- Compreende o significado das operações de multiplicação e de divisão.
- Responde a questionamentos matemáticos oral processa o estimativas mentalmente.
- Faz cálculos matemáticos de divisão exata / não-exata.
- Responde a questionamentos matemáticos oral processando estimativas mentalmente.
- Constrói o significado do número racional e de suas representações (fracionária e decimal), a partir de seus diferentes usos no contexto social. algarismo no divisor.
- Estimativa e cálculo mental envolvendo as características básicas das operações.
- Noções de fração (leitura, escrita, representação).
- Exploração da fração de um número, de uma figura e de representação dessas frações.
- Reconhece, lê, representa números fracionários.
2- Espaço e forma
- Utilização de malhas para representar e localizar, no plano a posição de um objeto
(trabalho com coordenadas).
– Localiza pontos estabelecidos em uma coordenada a partir de um ponto de referência.
3 – Grandezas e Medidas:
- Reconhecimento e utilização de unidades de medidas de comprimento (fração do metro) e de
massa (quilograma e tonelada).
– Identifica a fração em medidas de massa e comprimento.
4 – Tratamento da informação:
- Leitura, interpretação e construção de tabelas e gráficos de coluna.
- Elaboração de tabelas para organizar divisões.
– Interpreta tabelas e gráficos na resolução de situações-problemas.
- Cria tabelas de barra para representar dados e informações.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Divisão de números e formas geométricas.
1 – Números e operações:
- Compreensão das regras de organizam de Sistema Numerário Decimal (SND)
- Composição e decomposição, leitura e escrita, comparação e ordenação, valor posicional,
sucessor, antecessor, seqüências.
- Análise, interpretação e resolução de situações problema.
- Adição, subtração, multiplicação e divisão de números naturais.
- Estimativa e cálculo mental envolvendo as quatro operações.
- Exploração da fração de um número, de fração de uma figura e representação dessas frações.
- Exploração da noção de frações equivalentes.
- Comparação de frações.
– Compreende o sistema de numeração decimal para ler, escrever, compara e ordenar números naturais envolvendo a classe dos milhões.
- Compõe e decompõe numerais identificando as classes e ordens.
- Analisa e resolve situações-problemas com autonomia.
- Efetua cálculos utilizando as quatro operações e verifica seus resultados com a operação “oposta”.
- Compreende fração como divisão do inteiro em partes iguais.
- Compreende e identifica e calcula frações equivalentes.
- Lê, escreve e compara números fracionários.
2 – Espaço e forma:
- Composição e
– Reconhece as figuras planas em seu cotidiano e suas características.
- Reconhece e constrói figuras simétricas e não-simétricas. decomposição de figuras planas, em especial do quadrado.
- Simetria axial em figuras bidimensionais e na natureza.
- Identificação dos eixos de simetria em uma figura.
- Localiza os eixos da simetria de em figuras simétricas.
3 – Grandezas e medidas:
- Calculo e comparações de áreas de figuras desenhadas em malhas triangulares.
– Calcula e compõe figuras e sua área em malhas triangulares.
4 – Tratamento da informação:
- Leitura e interpretação de dados em tabelas.
– Compreende dados apresentados em tabelas.

Números e Medidas

1 – Números e operações:
- Análise, interpretação e resolução de situações problemas.
- Adição e subtração com e
sem reagrupamento.
- Multiplicação envolvendo números com dois algarismos, com base na decomposição e na
propriedade distributiva.
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor.
- Exploração de números decimais e da idéia de décimos, centésimos e milésimos (no metro) em
situações que envolvem
medidas de valor e de
comprimento.
1 – Interpreta e resolve situações-problema.
- Calcula adição e subtração com e sem agrupamento.
- Constrói a técnica operatória para o cálculo do produto de dois números.
- Efetua divisões por meio de estratégias pessoas e técnicas.
- Compara e associa as frações do metro (múltiplos e submúltiplos)
décimos, centésimos e milésimos.
- Calcula operações com números decimais em seu cotidiano e
compreensão do sistema monetário brasileiro.
2 – Grandezas e Medidas
- Reconhecimento e utilização de unidade de tempo (hora e minuto)
- Estimativas envolvendo tempo.
- Noção de escala
- Exploração da relação entre as medidas de comprimento: quilômetro, metro, decímetro,
centímetro e milímetro.
2 – Utiliza medidas de tempo em situações do cotidiano e realizar convenções simples.
- Resolve situações-problemas envolvendo medidas de tempo.
- Compreende a importância do uso de escalas.
- Reconhece os múltiplos e submúltiplos do metro e realiza conversões de medidas de comprimento.
3 – Tratamento da informação:
- Leitura e interpretação de dados em tabelas.
- Leitura, interpretação e construção de gráficos de colunas.
- Produção de textos escritos com base na interpretação de gráficos e tabelas utilizando textos
jornalísticos e científicos.
– Compreende e analisa gráficos, tabelas utilizando o cálculo mental.
- Utiliza dados estatísticos, compreende-os e os representa pro meio de gráficos de colunas.
- Seleciona, organiza e produz informações relevantes para interpretá-las e avaliá-las criticamente.
Formas, números e
operações
1 – Números e operações:
- Análise, interpretação e
resolução de situaçõesproblemas.
– Autonomia na resolução de situações problema.
- Calcula operações envolvendo adição e subtração.
- Efetua multiplicações em seu cotidiano.
- Calcula e compreende a correlação entre a multiplicação e a divisão.
- Compreende a relação entre quociente e o resto.
- Utiliza técnicas operatórias para cálculo de divisão/multiplicação por 10,
- Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação com e sem reagrupamento.
- Relação entre a multiplicação e a divisão
- Relação entre o quociente e o resto.
- Estimativa e cálculo mental envolvendo multiplicação e divisão por
10, 100, 1000. 100, 1000 sem caçulo escrito.
2 – Espaço e forma
- Classificação dos sólidos geométricos em poliedros (prismas, pirâmides) e corpos redondos.
- Construção de sólidos com base em modelos fornecidos e sua representações e planificações.
- Identificação de faces, vértices e arestas.
– Reconhecer sólidos geométricos e suas características.
- Reconhece os sólidos geométricos e suas características.
- Reconhece os sólidos geométricos a partir da sua planificação.
3- Grandezas e medidas
- Reconhecimento e utilização de unidades usuais de medidas de massa (grama e quilograma).
- Exploração da relação entre a área de retângulos e triângulos, utilizando dobraduras e quadriculado.
– Reconhece fazes, vértices e arestas em sólidos geométricos cotidiano.
Compara e associa áreas de diversas formas geométricas correlacionando.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Números, medidas e cálculos
1 – Números e operações:
- Compreensão das regras de organização do SND.
- Composição e decomposição, leitura e escrita, composição, ordenação, classes e ordens,
valor posicional, sucessor e antecessor, seqüências.
- Exploração de problemas que envolvam a idéia de múltiplo e idéia de divisor.
- Multiplicação como organização retangular.
- Estimativa e cálculo mental envolvendo números racionais.
–Interpretar e produz escritas e informações numéricas.
- Lê, escreve, compara e ordena números naturais.
- Compreende a idéia de múltiplos e divisores e identifica-os como facilitadores de cálculos.
- Calcula sentenças envolvendo multiplicação.
- Compreende uso dos números racionais e faz estimativas e cálculos mentais.
2 – Espaço e Forma
- Utilização de malhas para representar e localizar, no plano, posição de um objeto (Batalha Naval).
– Identifica objetos em representações planas por meio de coordenadas.
3 – Grandezas e Medidas.
- Utilização de unidades convencionais para medir áreas e perímetros (metro e metro quadrado).
– Resolve situações-problemas que envolvam medidas de comprimento
por meio de estratégias convencionais.
4 – Tratamento de informação:
- Leitura e interpretação de
– Lê, interpreta e resolve situações-problemas a partir de dados em tabelas.
informação fornecidas em tabelas.

Medidas de Operações

1 – Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Exploração da idéia de possibilidade (combinações)
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor.
- Estimativa e calculo mental (envolvendo números racionais).
– Resolve situações problematizadoras envolvendo as quatro operações fundamentais.
- Utiliza o raciocínio combinatório para solucionar situações-problemas
contextualizadas.
- Resolve com autonomia sentenças com divisões.
- Resolve operações com números racionais através de cálculo mental.
2 – Grandezas e Medidas
- Transformações proporcionais na área e perímetro de figuras planas.
- Cálculo de áreas e perímetros de regiões retangulares e quadradas.
- Medidas de capacidade (litro e mililitro).
– Calcula com autonomia situações que exijam o cálculo de área e perímetro.
- Determina a área e perímetro de figuras planas (retangulares e quadradas).
- Compreende o uso cotidiano de medidas de capacidade e reconhece o L e ML como unidades mai utilizados.
3 – Tratamento da informação:
- Leitura, interpretação e construção de tabelas de dupla entrada.
- Exploração das possibilidades diante de uma situação constituída por etapas sucessivas
(árvore de possibilidade).
– Aplica e relaciona dados numéricos coletados na resolução de problemas.
- Associa o raciocínio combinatório a idéia de multiplicação.

Medidas, frações e decimais

1 – Números e operações:
- Idéia das operações com frações pro meio de situações problematizadoras (sem uso das formas
convencionais de registro).
- Interpretação da idéias de porcentagem.
- Cálculo de porcentagem em diversas situações.
– Reconhece e calcula operações envolvendo números fracionários em situações cotidianas.
- Desenvolve estratégias de como efetuar validar resultados.
- Identifica e efetua cálculos envolvendo porcentagem em situações cotidianas.
2 – Grandezas e medidas
- Reconhecimento e utilização de medida de temperatura: grau Celsius.
- Reconhecimento e utilização de unidades de tempo (hora, minuto e segundo).
– Resolve os problemas que envolvem medidas de temperatura.
- Conhece e utiliza as diferentes unidades de medida de tempo.

3 – Tratamento da informação

- Leitura, interpretação e construção de tabelas.
- Leitura, interpretação e construção de gráficos de setores (a construção de gráficos de setores (a construção em cálculos já subdivididos, sem a utilização de ângulos).
– Constrói gráficos / tabelas com informações previamente analisadas.
- Lê, interpreta gráficos de setores.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Contar e calcular
1 – Números e operações:
- Compreensão das regras de organização do SND
- Composição e decomposição, leitura e escrita, comparação e ordenação, classes e ordens,
valor posicional, sucessor, antecessor, seqüências.
- Análise, interpretação, formulação e resolução de situações problemas.
-Adição e subtração com e sem reagrupamento.
- Multiplicação por um e por dois algarismos (pelo algoritmo e por decomposição).
- Divisão por estimativa com um ou dois algarismos no divisor.
– Agrupa, ordena e organiza quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal.
- Emprega as regras do sistema de numeração decimal em resoluções cotidianas.
- Cria e resolve situações problematizadoras envolvendo os conteúdos analisados no decorrer do ano.
- Efetua a adição e subtração com números naturais por meio de estratégias pessoais.
- Calcula multiplicações em situações cotidianas.
- Resolve divisões por estimativas utilizando mecanismos pessoais.
2 – Espaço e Forma:
- Composição do cubo e de paralelepípedos com base em cubos menores (noção de volumes).
- Noção de comprimento,
largura e altura.
2 – Reconhece medidas de volume, relacionando cubo e paralelepípedos.
- Reconhece largura e altura ao utilizar medidas de comprimento.
3 – Tratamento da informação.
- Identificação de possíveis maneiras de combinar elementos de uma coleção e contabilizá-los (raciocínio combinatório).
- Analise e interpretação de dados fornecidos em gráficos e tabelas.
– Combina de forma retangular elementos para calcular as possibilidades.
- Interpretação e resolução de problemas a partir da análise de tabelas.

Números e formas
- Representação da divisão de um inteiro em partes iguais em fração e números decimais.
- Relação entre representação fracionária e decimal.
- Comparação de frações e decimais.
- Reta numérica e frações equivalentes.
- Adição e subtração de números decimais.
- Divisão de um número decimal por inteiro.
- Correlaciona e calcula um inteiro por meio de frações e números decimais.
- Reconhece representações de numerais fracionários em números decimais e de números decimais e frações.
- Reconhece as características de números fracionários e decimais.
- Reconhece seqüências numéricas e frações equivalentes.
- Efetua adição e subtração com números decimais.
- Calcula divisões envolvendo números decimais.
- Autonomia na resolução de sentenças que envolvam números decimais.
2 – Espaço e forma
- Exploração das características dos corpos redondos.
- Construção e representação de corpos redondos.
- Obtenção de círculos utilizando compassos construídos pelos alunos.
– Identifica corpos redondos e suas características.
- Identifica o círculo, a esfera e outros corpos que apresentem formato redondo.
- Utiliza compassos para obtenção de circunferências e calculo o raio e diâmetro.
- Reconhece as figuras planas e outras possíveis formas dentro delas.
- Exploração da divisão de polígonos em triângulos.
- Reconhecimento de figuras geométricas e suas correspondentes características.
Números: diferentes maneiras de representá-los.
1 – Números e operações
- Idéias das frações por meio de situações problematizadoras (sem uso das formas convencionais
de registro).
- Interpretação da idéia de porcentagem.
- Cálculo de porcentagem em diversas situações.
- Multiplicações de decimais (exploração da multiplicação de um valor inteiro por meio por um
valor decimal).
- Estimativa e cálculo mental (envolvendo números racionais e multiplicação por 10, 100,
1000.
– Efetua multiplicações de números decimais, atentando-se para a funcionalidade da vírgula.
- Calcula multiplicações por 10, 100, 1000 com rapidez usando estratégias pessoais.
- Compreender e resolver situações problemas que envolvam análise de gráficos e tabelas.
Tratamento da informação
- leitura e interpretação de dados em tabelas reportagens.
- Compreender e resolver situações problemas que envolvam análise de gráficos e tabelas.

CIÊNCIAS NATURAIS
I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Os seres humanos na Terra
1 – A vida na Terra
- Semelhança e diferença entre o ser humano e outros animais nos aspectos biológicos e culturais.
- A ciência e sua contribuição para sociedade.
– Reconhecer as características e diferenças biológica da espécie humana em relação as demais espécies de animais.
- Reconhece a importância da ciência e seu avanço para a humanidade.
– Saúde e qualidade de vida:
- Desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.
2 – Reconhecer as conseqüências dos atos humanos destrutivos na natureza
e a importância de uma exploração de recursos de modo consciente e sustentável.
3 – Ação transformadora do ser humano.
- Como o ser humano transforma o ambiente para suprir suas necessidades.
– Reconhece a posição única do homem na natureza como ser capaz de adaptar-se e modificar ambientes conforme sua necessidade.
De que é feito o corpo do ser humano.
1 – A vida na Terra
- Noções sobre a organização do corpo humano; células, tecidos, órgãos, sistemas.
– Reconhece o corpo humano como um todo integrado e interdependente.
- Reconhece a célula como unidade básica dos seres vivos.
A nutrição e a transformação dos alimentos no sistema digestório.
1 – A vida na Terra:
- Compreende a importância da alimentação para a obtenção de energia para o funcionamento do corpo.
- Identifica os órgãos envolvidos oi processo de digestão e sua função.
- Compreende o percurso do alimento no sistema digestório.
- Alimentação; necessidade básica para manutenção da vida.
- Digestão; a transformação dos alimentos no sistema digestório humano.
2 – Saúde e qualidade de vida:
- Alimentação e nutrientes (proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas, sais minerais e fibras).
- Distúrbios alimentares e educação alimentar.
- Relação entre a higiene alimentar e a saúde.
– Identifica os nutrientes, suas funções e importância para o corpo humano.
- Identificar anomalias da alimentação.
- Compreende a importância da higiene alimentar e bucal e os procedimentos fundamentais para o cuidado dos alimentos.
3 – Ação transformadora do ser humano:
- Alimentação em diferentes lugares do mundo: hábitos alimentares em outras culturas.
- Alimentos industrializados
– Respeita os hábitos alimentares de outras culturas.
- Verifica prazo de validade, o uso de aditivos químicos valorizando seu direito de consumidor.

II UNIDADE – abril/junho



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Respiração e a obtenção de energia
- A vida na Terra:
- Respiração e as trocas de gases entre o corpo e o ambiente.
- Respiração celular e a obtenção de energia.
- Principais órgãos do sistema respiratório humano e suas funções.
- Relação entre respiração e fotossínteses.
- Reconhece a importância do sistema respiratório para a manutenção da vida.
- Reconhece a importância da respiração no processo de obtenção de energia.
- Identifica o sistema respiratório, seus órgãos e respectivas funções.
- Compreende a correlação entre a respiração e a fotossíntese.
2 – Saúde e qualidade de vida:
- Poluição do ar e as doenças respiratórias.
- Verificação do ar da cidade onde os alunos moram e os problemas respiratórios locais.
- Identifica as principais doenças o sistema respiratório associando-as ao fumo e a poluição do ar como agentes causadores.
- Compreende atitudes conservadoras do ar e reconhece ambientes com o ar poluído e os seus maléficos.
3 – Ação transformadora do ser humano:
- Composição do ar atmosférico que os seres humanos respiram.
- Causas da poluição do ar provocada pela ação humana no ambiente.
- Identifica os elementos do ar atmosférico.
- Compreende as conseqüências da ação humana no meio ambiente.

Circulação dos materiais pelo organismo.

1 – A vida na terra:
- Circulação dos materiais pelo organismo
- Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular humano.
- Componentes do sangue humano.
- Compreende a importância e a função do sistema circulatório.
- Identifica os órgãos que compõem o sistema cardiovascular humano e suas respectivas funções.
- Reconhece a função no processo de circulação e seus componentes.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Condições básicas para se ter uma vida saudável: lazer, atividades físicas, bem estar psíquico e social etc.
- Principais doenças do sistema cardiovascular.
- Hemodiálise
- Compreende a importância dos exercícios físicos, lazer, higiene para uma
vida saudável.
- Identificar as principais doenças do sistema cardiovascular e sua
prevenção.
- Compreende a definição e utilidade do tratamento hemodiálise.
Excreção
1 – A vida na Terra:
- Excreção: Anatomia e fisiologia do sistema urinário do ser humano.
- Reconhece que o organismo humano produz resíduos que precisam ser eliminados.
2 – Saúde e qualidade de vida.
- Relação entre alimentação e ingestão de água com doenças do sistema urinário.
-Compreende a importância de uma alimentação equilibrada e da água como prevenção de doenças do sistema urinário.
3 – Ação transformadora do ser humano:
- Condições necessárias para ser um doador de sangue e de órgãos.
- Reconhece a importância da doação de sangue, órgãos e os critérios para doação.

III UNIDADE – agosto/setembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
O corpo em transformação.
1 – A vida na Terra:
- Reprodução como função de manutenção das espécies.
- Transformações que ocorrem no corpo de meninos e meninas durante a puberdade e os hormônios
envolvidos nossas mudanças.
- Funcionamento dos sistemas genitais: masculinos e femininos
- Compreende a reprodução como elemento de perpetuação da espécie.
- Identifica as mudanças físicas e psicológicas ocorridas no período da puberdade.
- Reconhece os órgãos dos sistemas genitais masculinos e femininos e suas respectivas funções..
Saúde e qualidade de vida
- Importância de uma higiene adequada dos órgãos genitais masculinos e femininos.
- Principais doenças sexualmente transmissíveis: AIDS, entre outras, e o modo de prevenção.
- Reconhece os hábitos de higiene necessários aos órgãos genitais e sua responsabilidade com seu corpo.
- Identifica as principais doenças sexualmente transmissíveis e a necessidade da prevenção.
– Ação transformadora do ser humano.
- Sexualidade humana: aspectos biológicos, afetivos e culturais.
- Manipulação genética: clonagem
- Compreende as diferenças entre a sexualidade humana e as demais espécies.
- Reconhece os avanços científicos, seu benefícios e riscos.

IV UNIDADE – setembro/outubro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Sistema de Coordenação
1 - A vida na Terra
- Sistemas de coordenação:
- Compreende as funções e o funcionamento do sistema nervoso identificando seus órgãos.
anatomia e fisiologia do sistema nervoso humano.
2 – Saúde e qualidade de vida:
- Prevenção de acidentes que podem causar danos aos sistemas de locomoção e aos órgãos do sistema nervoso (traumatismo craniano).
– Reconhece situações de risco que podem acarretar acidentes e atitudes adequadas para a prevenção de acidentes reconhecendo os danos sofridos pelo sistema nervoso e lovomotor.

Sistema de locomoção
1 – A vida na Terra:
- Sistema de locomoção: anatomia e fisiologia dos sistemas: esquelético e muscular humano.
- Reconhece o sistema esquelético e muscular humano e sua importância para o corpo humano, sua correlação e funcionamento.
2 – Saúde e qualidade de vida:
- Postura correta para a manutenção da saúde da coluna vertebral
- Compreende a importância de adotar atitudes corretas e cuidar da coluna vertebral.

História
I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Um tempo de grandes mudanças
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Abolição da escravatura.
- Movimento abolicionista.
- Compreende a importância da mão-de-obra negra para o desenvolvimento do Brasil.
- Compreende a relevância do movimento abolicionista e as leis abolicionista para a abolição da escravatura
2 – Cotidiano (eixo local)
- Preconceito na região dos alunos.
- Respeita as diferenças étnicas e culturais.
3 – Cotidiano (eixo político – econômico)
- Proclamação da República.
- Economia cafeeira
- Contexto das primeiras imigrações.
- Diferencia as formas de implantação políticas já vigentes no Brasil (Monarquia e República).
- Reconhece a importância histórico social do café no império e na atualidade.
- Relaciona a chegada dos imigrantes à necessidade de mão-de-obra nas lavouras de café.

Conteúdos complementares
- História do cooperativismo
- Surgimento do cooperativismo no Brasil
- Distribuição indígena no mundo.
- Índio no Brasil e sua cultura.
- África: berço da humanidade.
- Compreende o processo sócio-histórico do surgimento do cooperativismo no mundo e seu objetivo.
- Identifica os fatores que acarretam no surgimento de cooperativas no Brasil e sua importância atual.
- Identifica áreas de ocupação indígena, suas semelhanças e diferenças.
- Compreende as raízes culturais indígenas, sua relação com a natureza.
- Localiza a África, compreende sua relevância histórica e identifica sua cultura.

II UNIDADE – abril/junho
O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Histórias de imigrantes
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Diversidade étnica que compõe o Brasil.
- Propagandas desenvolvidas para atrair imigrantes para o Brasil.
- Dificuldades vividas pelos imigrantes, decorrentes da
- Compreende o processo de formação da população brasileira e sua diversidade étnica.
- Compreende o contexto histórico e os fatores que atraíram os imigrantes ao Brasil.
- Reconhece as dificuldades da viagem e de instalação dos imigrantes em terras brasileiras.
viagem e do estabelecimento em nosso país.
2 – Cotidiano (eixolocal)
- Nacionalidades de imigrantes conhecidas pelos alunos.
- Hábitos e costumes dos imigrantes no Brasil.
- Reconhece os principais grupos de imigrantes vindos ao Brasil e seus países de origem.
- Identifica as contribuições dos imigrantes na cultura brasileira.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico).
- Contexto da grande imigração (século XIX e XXI).
- Interesse do governo brasileiro e dos fazendeiros pela imigração.
- Interesse dos imigrantes pelas terras brasileiras.
- Dificuldades enfrentadas pelos imigrantes locais de trabalho.
- Contexto do êxodo.
- Identifica os fatos históricos que acarretam na vinda dos imigrantes.
- Identifica os interesses econômicos e políticos que cercaram a imigração.
- Reconhece as aspirações dos imigrantes em relação ao Brasil.
- Reconhece as péssimas condições de trabalho vivenciados pelos imigrantes.
- Reconhece os fatores que acarretam no êxodo rural.
Deslocamentos populacionais na Bahia
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Migrações indígenas
- Imigrantes na Bahia.
- Contribuições culturais dos imigrantes europeus para a sociedade baiana.
- Reconhece os fatos que causaram os deslocamentos indígenas na Bahia.
- Identifica os principais grupos imigrantes na Bahia.
- Reconhece as influências dos imigrantes na cultura baiana.
2 – Cotidiano (eixo local)
- Imigrantes e migrantes na região onde os alunos moram.
-Reconhecer os movimentos populacionais do estado da Bahia.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico)
- Estabelecimento de migrantes nordestinos na Bahia.
- Contexto político e econômico e a migração dos baianos para a região Norte e para o eixo centro sul do país.
- Êxodo rural nas terras baianas.
- Reconhece o estabelecimento de migrantes nordestinos na Bahia.
- Reconhece os fatores que influenciam na migração nordestinas e os atrativos da Região Norte/Centro-Sul do país.
- Compreende o processo de êxodo rural da Bahia.

Conteúdos complementares:
- Simbologia do cooperativismo.
-Normas e organização de uma cooperativa.
- Identifica os símbolos e seus respectivos significados do cooperativismo.
- Compreende a organização e as normas que existem para a funcionamento de uma cooperativa.
- Chegadas dos negros ao Brasil
- Castigos/crueldades/líderes e revolta negra.
- Movimento abolicionista
- Quilombo dos Palmares.
- Resistência indígena /Extermínio
- A catequese e aculturação.
- Tribos indígenas ontem e hoje.
- Reconhece os fatores políticos e econômicos que acarretaram na chegada dos negros ao Brasil.
- Compreende o sofrimento e a luta dos negros escravos e identifica os grandes líderes.
- Compreende a importância do movimento abolicionista para o processo de abolição da escravatura.
- Identifica a relevância dos Quilombos pela luta negra e Palmares como um dos mais importantes.
- Compreende os motivos da implantação da catequeses e a consequente perda da identidade indígena dos catequisados.
- Identifica as tribos indígenas ainda vigentes no país e compreende o processo de diminuição das tribos.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Movimentos sociais na República Velha
1 – Cotidiano (eixo sóciocultural)
- A revolta da vacina
- Identifica os fatos históricos que culminaram na revolta da vacina e compreende a importância do saneamento básico.
2 – Cotidiano (eixolocal)
- Problemas sociais enfrentados pela população brasileira com ênfase para a região de moradia dos
alunos.
- Analisa de modo crítico os problemas sociais do seu cotidiano.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico).
- A guerra de Canudos
- As greves de 1917.
- O contexto político da República Velha.
- Reconhece o local, o líder e os hábitos dos revoltosos e suas reivindicações.
- Compreende a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho ao longo da história.
- Compreende o período histórico da República Velha, sua organização política e fatos relevantes. - Distribuição áreas de ocupação indígena, suas semelhanças e diferenças.

Movimento político e sociais na Bahia (regional)
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- Resistência dos escravos africanos.
- Revolução social em Canudos.
- Reconhece a luta dos escravos contra a escravidão e identifica em sua cidade cenários históricos/turísticos dessa resistência..
- Reconhece os problemas enfrentados pela população nordestina no período da Revolta de Canudos e nos dias de hoje.
2 – Cotidiano (eixo local)
- Organizações e associações não governamentais da atualidade na região de moradias dos alunos.
- Compreende a importância da organização e participação do cidadão nos dias de hoje.
3 – Cotidiano (eixo político econômico)
- Motim do Moneta.
- Movimentos separatistas e a participação dos baianos
- Canudos e a revolta dos sertanejos.
- Reconhece as reivindicações do movimento e a importância do seu desfecho.
- Compreende os fatores que acarretaram nos movimentos separatistas e a contribuições dos baianos (efetiva) desses movimentos.
- Compreende as manifestações sociais culturais e religiosas dos nordestinos/sertanejos/cangaceiros.

Conteúdos complementares
1 – Cooperativismo
- Ramos distintos de cooperativismo.
- Cooperativas educacionais
- Identifica os diferentes segmentos de cooperativa e suas características correspondentes.
- Compreende a importância de cooperativas educacionais seu funcionamento e papeis dos membros cooperados reconhecendo-se como parte integrante de uma.
2 – Cultura Afrobrasileira:
- O negro na formação da sociedade brasileira.
- As contribuições do negro para a formação da diversidade cultural no Brasil.
- Valoriza e reconhece da presença africana na formação da identidade nacional.
- Reconhece as contribuições do negro para a formação na etnia, lingüística, cultural.
3 – Cultura Indígena
- O índio na formação da sociedade brasileira.
- As contribuições indígenas para a formação da diversidade cultural no Brasil.
- Identifica o papel do índio na formação da sociedade brasileira.
- Reconhece as contribuições indígenas na etnia, lingüística, cultural.

IV UNIDADE – setembro/novembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Um Brasil para todos os
brasileiros
1 – Cotidiano (eixo sociocultural)
- A arte como forma de protesto.
- Repressão a imprensa.
- Organização civil em movimentos populares.
- Identifica a arte como instrumento de reivindicações.
- Reconhece as a repressão e a censura como instrumentos para manipular informações e deter a participação popular.
- Reconhece os movimentos populares como forma de expressão do povo e participação popular.
2 – Cotidiano (eixo local)
- A cidadania na região de moradia dos alunos.
- Participação política nos dias atuais na região dos alunos.
- Reconhece ações concretas de cidadania no cotidiano e expressar-se criticamente.
- Compreende o processo evolutivo do voto no Brasil.
3 – Cotidiano (eixo políticoeconômico).
- Ditadura militar
- Redemocratização
- Movimento pelas diretas já!
- Participação política nos dias atuais.
- Processo de abertura política.
- Reconhece a forma de governo adotado no período, suas características e os fatos mais relevantes ocorridos nos governos militares.
- Compreende os fatos que acarretaram ao processo de redemocratização.
- Reconhece a insatisfação popular, a tentativa de mudança a ditadura.
- Compreende a relevância do voto quanto agente democrático da política atual.
- Como cidadão, agente histórico e atuante na sociedade.
Conteúdos complementares
- A Era Vargas
- Presidentes Pós-ditadura
- Compreende a importância de Vargas na história do movimento trabalhista.
- Reconhece os principais fatos/marcos do Brasil após a ditadura e os presidentes do período.
1 – Cooperativismo
- Montagem de uma cooperativa para arrecadação de mantimentos e doação a uma entidade
filantrópica.
- Aplica os conteúdos analisados no decorrer do ano letivo para a montagem de uma cooperativa da classe.
2 – Cultura Afro
- O negro hoje na sociedade
- Preconceito/discriminação racial e legislação.
- Movimentos de valorização do negro e preservação da cultura afro.
- Reconhece a participação dos negros hoje na sociedade brasileira.
- Posiciona-se de forma crítica e contrária a atitudes/ações de preconceito e discriminação racial.
- Reconhece na atualidade manifestações culturais e movimentos de valorização negro.
3 – Cultura indígena:
- Preconceito e discriminação social e racial.
- Leis de proteção aos índios/Funai/FUNASA
- Posiciona-se de forma crítica e contrária a atitudes de desvalorização do índio e sua cultura.

Geografia

I UNIDADE – fevereiro/abril



O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Brasil, espaço ocupado, espaço transformado.
1 – Espaço e representação:
- Reconhecimento da formação e da transformação do território brasileiro.
- Compreende os fatores que influenciaram a ocupação do território brasileiro, é como esses elementos atuam nos dias atuais.
2 – Sociedade
- Reconhecimento da distribuição da população
2 – Reconhece os movimentos populacionais internos no país e os centros mais populosos e suas características. brasileira.
3 – Natureza
- Reconhecimento das diferentes formas de se relacionar com a natureza.
– Compreende que a intervenção humana na natureza resulta em conseqüências ambientais e desenvolve uma consciência crítica e participativa em relação à preservação e conservação do ambiente.
4 – Trabalho
- Identificação da ocupação e da organização do espaço brasileiro no decorrer do tempo.
4 – Identifica as mudanças físicas, culturais e sócio-econômicos no espaço brasileiro a colonização aos dias atuais.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Brasil, diferentes formas de relevo.
1 – Espaço e representação
- Conseqüências ambientais e atitudes conservacionistas e preservacionistas.
- Reconhece a influência da ação humana nas mudanças de fenômenos naturais.
2 – Sociedade
- As modificações que as paisagens naturais sofrem com o decorrer do tempo, devido à ação da sociedade.
– Compreende a necessidade do homem de modificar o ambiente para sua adequação e suprimento de viver.
3 – Natureza
- As regiões naturais do Brasil e suas formas de relevo.
- Os principais rios brasileiros.
- As bacias hidrográficas do Brasil.
– Identifica as principais formas de relevo brasileiro e suas características.
- Reconhece os principais rios brasileiros e sua importância.
- Identifica as bacias hidrográficas do Brasil.
4 – Trabalho
- O aproveitamento econômico das paisagens naturais.
– Compreende como o homem aproveita economicamente as paisagens naturais.
Paisagens da Bahia de....
Relevo e hidrografia regional.
1 – Sociedade
- As modificações que as paisagens naturais sofrem com o decorrer do tempo devido à ação da sociedade.
- Conseqüências ambientais e atitude conservacionista e preservacionista.
- Reconhece os principais problemas ambientais decorrentes da ação humana.
- Reconhecimento de atitudes conservacionista e preservacionista em relação ao meio ambiente.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
As diferentes paisagens do nosso país
1 – Espaço e representação
- Identificação de linhas e círculos imaginários.
- Reconhecimento de escalas numéricas.
- Identifica os paralelos e meridianos e sua relevância na representação / localização do espaço.
- Compreende, utiliza e cria escalas numéricas.
2 – Sociedade
- Interferência dos seres humanos nas condições climáticas.
- Reconhece as conseqüências de ações destrutivas do homem nos fenômenos naturais..
3 – Natureza
- Reconhecimento dos
- Reconhece a influência do clima no cotidiano das pessoas e a variedade de climas do Brasil. climas do Brasil.
- Identificação da vegetação do Brasil.
- Compreensão da necessidade de preservação do ambiente.
- Reconhecimento do clima e da vegetação como elemento da natureza (regional)
- Reconhece diversos tipos de vegetação do Brasil.
- Valoriza atitudes de preservação ambiental em seu cotidiano.
- Compreende a correlação entre o clima e a vegetação e os identifica como elementos da natureza.
4 – Trabalho
- Identificação do trabalho determinado a ocupação do território brasileiro.
- Compreende as mudanças promovidas pelos ciclos econômicos no espaço territorial..
Paisagens da Bahia: Clima e vegetação
1 – Espaço e representação:
- Conseqüências ambientais e atitudes conservacionistas e perservacionistas.
- Reconhece problemas ambientais relacionados a vegetação baiana.
2 – Natureza
- Tipos de clima presentes no estado da Bahia.
- Tipos de vegetação presentes no estado da Bahia.
- Reconhece os tipos de clima existentes na Bahia e suas características.
- Identifica os tipos de clima na Bahia.
- Identifica os tipos de vegetação encontradas nas paisagens baianas..
3 – Trabalho
- Modificações que as paisagens naturais sofrem com o decorrer do tempo, devido a ação do trabalho humano.
- Reconhece a as modificações das paisagens naturais e a necessidade do homem..

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades:
Diversidade regional do nosso país.
1 – Espaço e representação.
- Identificação do Brasil de hoje: regiões brasileiros, segundo o IBGE e complexos econômicos.
- Compreende a divisão regional como facilitadora da administração do país e reconhece as regiões e suas características.
2 – Sociedade
- Identificação da dinâmica da população (migração interna).
- Reconhece os movimentos populacionais internos no país.
3 – Natureza
- Compreensão dos limites impostos pela natureza à humanidade
- Identifica situações, ambientais e fenômenos naturais que o homem não consegue intervir e reconhece a importância de respeitá-los.
4 – Trabalho
- Relação agropecuária, urbanização e modernização (regional).
- Reconhece econômicas da região sua urbanização e modernização.

Educação Física – Professora: Ligia

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Jogos de tradição
- Jogos motores
- Exame biométrico
1 – É capaz de criar estratégias de fuga nos jogos propostos.
- Desenvolve espírito de equipe para trabalhar coletivamente respeitando o outro e suas capacidades de movimentação e honestidade para não infringir as regras.
- Desenvolve a orientação tempo espaço e agilidade.
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Apresenta desenvolvimento das medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Mostra-se de acordo com os combinados da disciplina.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Jogos de construção
- Jogos pré-desportivos
– Apresenta desenvolvimento das nações físicas e matemáticas de tamanho e distância de algum objeto em relação ao seu corpo;
- Apresenta noção espacial do indivíduo com a movimentação do objeto;
- Promove a satisfação no resultado final da construção do brinquedo proposto e se socializa com os colegas, o conhecimento necessário para a confecção do brinquedo.
- Possui a criatividade estimulada e desenvolve concomitantemente, a coordenação motora;
- Apresenta desenvolvimento da responsabilidade com suas atribuições
- Apresenta desenvolvimento no espírito de equipe para trabalho coletivamente no intuito de melhorar o jogo;
- Cria uma estruturação espacial e orientação corporal;
- Analisa e planeja estratégias de jogo.
- Corre, lança e rebate a bola

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Ginástica com materiais
- Ginástica sem materiais
– Apresenta desenvolvimento das noções de orientações nos espaços da escola;
- Apresenta desenvolvimento de temperatura e da incidência da luz solar;
- Apresenta desenvolvimento na velocidade de noção a partir da ação do colega;
- Evita desentendimentos;
- Apresenta desenvolvimento nas habilidades de locomoção e equilíbrio;
- Percebe a distância em metros;
-É capaz de criar novas formas de lançamento.
- Cria responsabilidade de lançar o arco sem atingir nenhum objeto.
- Desenvolve autocontrole para lançar e segurar
- Apresenta desenvolvimento de lateralidade.
- Desenvolve capacidade de manipulação.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Exame biométrico (2º semestre).
- Exercícios aplicados à natação para os estilos crawl e costas.
– Apresenta desenvolvimento nas medidas corporais, de acordo com a OMS.
- Apresenta perfeita adaptação no meio liquido, bem como no seu deslocamento no mesmo utilizando os técnicos aplicados de respiração subaquática nos estilos crawl e costas.

INGLÊS Professora: Edmari


I UNIDADE – fevereiro/abril

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Make a story our
holidays beach, form,
sement park, bicycle,
train, car river,
rollecoaster, island,
Saturday, Sunday,
basketball, soccer, tennis,
sausages, French fries,
eggs, arenge juice, gazelle,
giraffe, hippo, snow, rain,
sunshine..
– Identifica dia e mês das férias escolares.
- Descreve com clareza as situações vividas nas férias.
2 – My birthday is in …
- Meses do ano.
– Identifica o mês do ano que corresponde ao seu aniversário.
- Identifica os dias da semana para organização do tempo e das atividades
seguindo a organização mental solicitada.
- When is your birthday?
“When” indicando tempo.
3 – Four seasons nomes das estações do ano.
Vocabulary: holidays,
swimming, pood,
barbecue, ice cream, trees,
red, cold, air, Sky, grey,
beatiful, freizing, Wind,
snow cold, dark, playing,
flowers, nature, life,
wanderful.
– Percebe as mudanças de hábitos e no vestuário com a chegada das estações do ano.

II UNIDADE – abril/junho


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – The Robber is wearing a Black sweater
Vocabulário: shoes, cap,
jacket, coat, sneakers,
rocks, blouse, t-shirt,
joens, trousers.
- He/she’s wearing ar/an.
– Identifica e nomeia as peças do vestuário masculino e feminino.
- Percebe a necessidade da utilização dos pronomes pessoais na construção das frases.
2 – Let’s GO out!
adjetivos opostos: with /
without; cool/boring in/out
on/under; Yes/no
possible/impossible,
thin/fat, big/small
toll/short;
– Compreende o uso do pronome pessoal como recurso na omissão do nome.
- Analisa hipótese a respeito do conteúdo veiculado ao texto.
3 – 4th of July woud you
like a/some...? “Yes,
please”, is, thank you”
Vocabulário novo:
fireworks, barbecue, flags,
carn on the, cab, Apple
pie, Apple juice, 01
(Orange juice)
– Amplia o vocabulário a partir de vocábulos que envolvem situações familiares.
- Identifica nomes de alguns cômodos utilizados na língua inglesa.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Do you like this house?
- Do you like...?
- Yes, 1 like it
- No, I don’t like it
- Adjetivos: tôo big, tôo
small, tôo dark, tôo frer away
- Explicar a estrutura das frases com o verbo todo na forma interrogativa.
- Identifica a relação de concordância entre nomes e adjetivos.
2 – How many sneakers do you have?
Numerais cardinais até 100 (fala e escrita)
Vocabulário: roupas, brinquedos e material escolar.
- Conhece o sucessor antecessor de cada numeral.
- Nomeia os numerais a partir da hora exata e não exata.
3 – Cicle’s greataunt has a big house
Cômodos da casa table,
chair, sofa, bid, chest of dia
wers, drawers, bookcase,
wordrobe, cupboard, night
table, arm chair, bathtub.
- Nomeia os compartimentos de uma casa.
- Compreende a necessidade da privacidade das pessoas do convívio familiar.

IV UNIDADE – setembro/novembro


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Where is the cat?
Where is the…?
Is it + preposição: after,
befare, in,on, under.
- Reconhece as preposições utilizadas na língua inglesa.
- Identifica e percebe a utilização das preposições.
2 – My tooth hurts!
My... (parte do corpo)...
hurts! E “I have a doença)
Do you have a... (doença)
Parte do corpo: tolth,
head, stomach, nose...
- Farewell party “What’s
your (meu) tephone number address?
- Conhece membros superiores e inferiores.
- Percebe a necessidade da prática de alguma atividade física para saúde do corpo e da mente.

ARTES Profº Murilo

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
Escolhendo um tema
- Natureza morta
- Possui habilidade para criar composições visuais com figuras da natureza morta.
- Desenho de observação - Cria e representa diferentes composições de diferentes ângulos.
- Desenha por observação.
- Leis da composição - Utiliza as técnicas de composição com enquadramento e proporção.
- O claro escuro - Faz uso do claro e escuro para dar volume as formas.
- Harmonias cromáticas - Faz uso das combinações de cores para pintar sua composição.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- Cores primarias - Conceitua e reconhece as cores primárias
- Cores secundárias - Cria novas cores por misturas de cores primarias e secundarias.
- Cores terciárias
- Cores quentes
- Cores frias
- Cores neutras
- Faz uso das combinações de cores quentes e frias

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- Isocromia
Contraste
- Cria combinações de cores harmônicas e as utiliza corretamente nos trabalhos propostas.
- Tonalidades e monocromia
- Compreende a monocromia como harmonia de uma única cor e seus tons derivados.
- Nuances - Modifica a matriz de uma cor por adição de outra.
- Constrói corretamente o círculo cromático.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
- As notas musicais - Reconhece a música como manifestação cultural e artística.
- Elementos da música - Reconhece e diferencia os elementos que compõe a música
- Elementos do som - Compreende que o som possui características físicas próprias.
- Os ritmos musicais - Conhece os diferentes ritmos musicais do Brasil.
- Os instrumentos musicais
- Diferencia os diferentes instrumentos musicais por sua origem, material e forma com que produzem som.


INFORMATICA EDUCACIONAL

I UNIDADE – fevereiro/abril


O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Conhecendo o computador.
2 – Hardware e software 2 – Percebe a diferença entre hardware e software.
2.1 – Distingue os periféricos
2.2 – Reconhece as especialidades sobre o teclado e o mouse.
2.3 – Utiliza corretamente as teclas e botões do mouse.
3 – Cuidados com o computador
– Reconhece a importância da higiene no laboratório de informática e dos cuidados necessários com o computador.
4 – Windows 4 – Conhece o Windows, como sistema operacional e sua importância para o
funcionamento do computador.
4.1 – Conhece os softwares que estão no computador.
5 – Ligando e desligando o computador
– Conhece a forma correta de ligar e desligar o computador.
6 – Área de trabalho 6 – Reconhece a área de trabalho
- Identifica o procedimento correto para mudar a proteção de tela e papel.
7 – Meu computador / lixeira
– Utiliza as unidades de disco.
- Reconhece a função da lixeira
8 – Recuperando os arquivos da lixeira
– Conhece as instruções corretas para recuperar arquivos da lixeira.
9 – Aprendendo a salvar 9 –Reconhece a importância de salvar arquivos para futura utilização.
10 – Imprimindo documentos
– Conhece as instruções corretas para imprimir os arquivos desejados.
11 – Paint / figuras geométricas
– Conhece o programa Paint: as ferramentas e suas funções.
- Utiliza as figuras geométricas para formar um mósaico.
12 – Papel de parede 12 – Reconhece as instruções corretas para criar papeis de parede.
13 – Word / barra de ferramentas / barra de desenho
– Reconhece que o Word é um software de grande utilidade para as
produções textuais.
- Identifica a possibilidade no editor de textos, ajustar o tamanho do texto,
mudar tipo ou tamanho de letras.
14 – Brasil / Word 14 – Formata o texto de acordo com as instruções estabelecidas.

II UNIDADE – abril/junho

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Copiar e colar 1 – Reconhece os recursos de copiar e colar.
2 – Tabelas e gráficos 2 – Aplica o recurso das tabelas para realização das atividades.
- Cria cruzadinhas
3 – Gráficos 3 – Identifica o recurso do gráfico.
- Relaciona área x população do Brasil
4 – Preconceito e discriminação “Sai dessa meu irmão”.
4 – Reconhece a importância da cooperação e que todas as pessoas são iguais e merecem respeito.
- Produz um texto sobre direitos humanos e digitando-o e formando no word.
5 – Mk Gibi 5 – Domina a utilização do software de histórias em quadrinhos.
6 – Internet 6 – Percebe a Internet como a maior rede de comunicação do mundo.
- Identifica as diferenças entre o correio eletrônico e o correio convencional e site.
7 – Conhecendo nossos amigos Chat
– Relaciona-se com pessoas de cultura diferente.
- Conhece pessoas de diversos lugares, usando o Chat.
- Percebe a importância de utilizar com prudência o Chat.

III UNIDADE – agosto/setembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Salvando figuras da Internet.
– Identifica o passo a passo para salvar figuras da Internet.
2 – Calculadora 2 – Conhece a calculadora como acessório do Windows para resolver
operações matemática.
- Reconhece os 2 tipos de calculadora: padrão e científica.
- Conhece as instruções corretas para utilizar a calculadora.
3 – Economiza para não faltar.
- De volta ao supermercado
4 – Utiliza a calculadora do computador.
– Microkids Studio 5 – Compara os preços, relacionando-os.
- Reconhece e usa cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro em situações de troca .
- Registra quantia.
- Utiliza o programa Microkids studio para realizar as atividades.
- Utiliza o Paint para desenhar o cheque.
- Elabora o banco de dados usando o MK Studio.

IV UNIDADE – setembro/novembro

O professor verificará se o aluno desenvolveu as seguintes habilidades
1 – Preconceito e discriminação saia dessa meu irmão
- Reconhece a importância da cooperação e que todas as pessoas são iguais e merecem respeito.
- Digita um texto sobre direitos humanos e formata no Word.
2 – Power Point
- Turma MK em: que show de palestra.
– Conhece os recursos do programa Power Point.
- Conhece o passo a passo para utilizar o programa.
- Organiza com independência suas apresentações.
– Educação Alimentar
- Lanche na Escola
– Reconhece os bons hábitos de alimentação.
- Conhece as categorias dos alimentos.
- Distingue o que é saudável para sua alimentação.
- Conhece novos recursos do Power Point.
- Elabora um livro com receitas saudáveis digitadas no Word, seguindo as formatações necessárias.
3 – Educação Ambiental 3 – Reconhece a importância da preservação do Meio Ambiente e da coleta seletiva.
- Cria história no MK Gibi a partir de imagens.
4 – Showkids 4 – Utiliza o programa showkids de forma correta.
5 – Brincando com as palavras
- Colunas
– Escreve de forma correta as palavras.
- Conhece o significado das palavras estudadas.
- Utiliza o recurso de colunas oferecido pelo Word para criar o dicionário no computador.

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Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?" Cecília Meireles

Paisagem

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