Detalhes tão pequenos de nós dois

Detalhes tão pequenos de nós dois



sábado, 1 de maio de 2010

Pelos seus olhos conheci o mundo literário

   Foram momentos marcantes em minha vida: uma cozinha, um
fogão de lenha e doces histórias. Histórias e poesias contadas e
declamadas por um homem simples, mas de uma sensibilidade e
inteligência raras. Ensinou-me um mundo além do meu mundo, o
que se encontrava nos livros. E com ele peguei carona nos contos
de Machado de Assis, na Iracema de José de Alencar, nas poesias de Manuel Bandeira, Casimiro de Abreu ( seu escritor
favorito ).
   A leitura era o seu hobby e a magia que retirava da leitura e passava para mim ficará para sempre em minha lembrança, principalmente da última vez que nos vimos e ainda lúcido, declamou com aquela emoção que lhe era peculiar: Meus oito anos (Casimiro de Abreu). Em seus últimos momentos de vida já não conseguia segurar os livros, muito menos ler, mas o exemplo ficará a mim e aos meus filhos, com certeza.
   Adeus meu paizinho do coração!

                  (Elaine Oliveira)

Nenhum comentário:


Retrato

"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?" Cecília Meireles

Paisagem

Paisagem
Ieda